quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dicas objetivas para a redação do Enem

A dois dias do início do Enem, sei que estão todos os candidatos em grande expectativa. E agora não há mais o que fazer, apenas relaxar para fazer a prova com mente e corpo descansados.
Listo a seguir informações básicas, mas valiosas, para a produção de um bom texto no Enem.
- Programe-se para fazer a redação em, no máximo, 1 hora e 15 minutos.
- Já falei outra vez por aqui: você não começa a redação quando inicia a escrita, mas quando começa a refletir sobre o tema. Não se preocupe em ficar um tempo pensando sobre o assunto. Isso será importantíssimo para a produção de um bom texto.
- São frequentes as fugas parciais em relação ao tema e, para evitar isso, é preciso ler atentamente a proposta e identificar exatamente o que está sendo solicitado. Marque as palavras-chave para facilitar a compreensão. Por exemplo, se o tema for uma pergunta iniciada por “Por que”, o “porquê” é a palavra-chave. É esse termo que está dizendo que você deverá falar sobre causas. Se na proposta houver a palavra Brasil, é esta uma das palavras-chave, portanto, não fale sobre a situação em termos universais. Foque no contexto brasileiro. Falei sobre isso de forma detalhada aqui nessa postagem.
- Se o tema não for pergunta e sim uma frase afirmativa, uma possibilidade é fazer 1 parágrafo de desenvolvimento falando sobre causas e o outro sobre as consequências.
- Insira propostas de solução emergenciais e estruturais para o problema.
- A introdução precisa de uma frase-guia, em que você apresente, de forma breve, o que será defendido nos parágrafos seguintes.
- Faça referência a diferentes áreas de conhecimento. A avaliação do Enem leva em consideração esse aspecto de interdisciplinaridade.
- Podem ser feitos 2 ou 3 parágrafos de desenvolvimento.
- Cuidado com os períodos muito longos.
- Não copie trechos dos textos de apoio. Leia-os para ter ideias sobre o tema.
- Não generalize. Em vez de dizer, por exemplo: “A juventude usa drogas porque não tem um ambiente familiar estruturado”, diga: “Em algumas situações,  a causa de o jovem começar a usar drogas pode ser um ambiente familiar desestruturado”. Generalizações são de difícil sustentação, por isso, pondere a linguagem.
- Insira um título criativo ao texto. Em muitos casos, o nome do texto não é obrigatório, mas ele pode ser de grande importância para que a redação fique mais criativa. Evite títulos “burocráticos”, ou seja, aqueles que são inseridos apenas para cumprir uma formalidade. Invista, mesmo, no nome do texto.
- Atente para o respeito aos direitos humanos. Ainda que você pense que para resolver o problema da criminalidade no Brasil seja necessário matar pessoas, não apresente essa ideia no texto, pois você estará ferindo o direito à vida e o Enem penaliza severamente esse tipo de postura.
- Não use a primeira pessoa do singular e não exagere na primeira do plural.
- Não converse com o leitor do texto. Exemplo: “Se você parar para refletir sobre o assunto...”. Esse “você” é quem? O cara que está corrigindo seu texto? Olha, ele não quer papo contigo! He He He...
- Atenção! Não existem as palavras DERREPENTE, CONCERTEZA, DENOVO, PORISSO. A escrita correta é DE REPENTE, COM CERTEZA, DE NOVO, POR ISSO.
- A palavra ONDE só se refere a lugares, portanto, é equivocado dizer “São muitas as situações onde pessoas são prejudicadas”. Nesse caso, o “onde” deve ser substituído por “em que”. Já em “No Brasil, onde a televisão exerce grande influência social...”, o “onde” está adequado, pois faz referência a um local – o Brasil.
- Cuidado com a repetição de palavras. Assim que terminar de escrever, releia o texto cuidadosamente. Se perceber que há a mesma palavra várias vezes, substitua algumas por sinônimos. Se a redação já estiver à caneta, faça uma “rasura bonitinha, discreta”. Não tem problema nenhum. Só não vale rasurar o texto todo.
- A letra de forma pode ser utilizada, o único cuidado, nesse caso, é que as letras maiúsculas e minúsculas devem ser diferentes.
- Você pode ou não pular uma linha entre o título e a primeira linha da introdução. Só não pule linha entre os parágrafos. Apesar de isso não descontar pontos de maneira direta, o corretor pode achar que se trata de uma estratégia para escrever pouco por falta de argumentação.
- Não faça letra gigante para acabar logo o texto. Escreva normalmente. O texto pode ser considerado bom, mesmo que não tenha 25 linhas.
- Não escreva apenas 8 linhas, que é o mínimo exigido pelo Enem para a validação do texto. Em tão pouco espaço, é muito difícil apresentar uma boa defesa de ponto de vista e ainda apresentar soluções.
- Todo início de parágrafo deve ser marcado com um recuo. E é preciso escrever até o final da linha. Exceto quando se chega à última linha do parágrafo, é claro.
- Evite começar o texto com as expressões “Hoje em dia”, “Nos dias de hoje”, “Atualmente”. Trata-se de uma fórmula desgastada que não é bem vista pelas bancas. Diferencie-se dos outros candidatos fazendo diferente.
- Não use clichés. É ruim ler um texto e encontrar frases do tipo “O brasileiro não desiste nunca”; “Violência gera violência”. Essas expressões aparecerão na redação da galera que não estudou. Você pode fazer melhor.
- Não use vírgula entre sujeito e predicado.
- Tome muito cuidado para os parágrafos não ficarem expositivos. Fazendo um parágrafo apenas com exemplos ou somente relatando fatos, você não estará argumentando. Lembre-se de que em uma dissertação-argumentativa você deve defender uma ideia, comprovar um ponto de vista, ou seja, argumentar.

Por fim, na sexta-feira, assista a programas bobinhos na televisão, escute música, alimente-se bem, tome um chá de erva cidreira, bata papo etc. Será a hora de preparar o espírito para os dois dias de prova.
Não se intimide com a quantidade de pessoas no local do exame. Todas estão tão inseguras quanto você. E cada vez que um candidato sair após 2 horas de prova, diga internamente “Menos um!!”. Rsrs

Desejo a todos uma prova MARAVILHOSA!!! E passem por aqui no domingo para contar como foi.
Rumo ao 10 na redação do Enem!!

16 comentários:

  1. Gostei,espero que eu possa desempenhar-me bem e alcançar metas desejadas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Greice!!
    Que bom que a postagem foi útil a você.

    Dê uma olhada nas outras publicações aqui do blog. Há artigos que podem te ajudar bastante na prova de domingo.

    E rumo ao 10 no Enem!!

    Beijinho!

    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  3. oi Lygia, agora viramos seguidoras do seu blog...rsrs
    pois nele contem dicas maravilhosas,que com fé em Deus irão nos ajudar muito na realização do enem.
    Muito obrigada por nos passar um pouco da sua inteligência através das suas dicas...ah e com certeza voltaremos aqui para lhe contar como nos saímos na prova.
    bjinho bjinho
    xau xau
    Carla Daniele e Regiane Lima

    ResponderExcluir
  4. Olá, meninas!!
    Que bom receber nova mensagem de vocês!!

    Estou na torcida!!

    Beijinho!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  5. Lígia, se a intenção do seu blog era ajudar e dar um pouco de autoconfiança para quem vai prestar o enem, você foi muito bem sucedida.
    Obrigado por todo seu trabalho e pelas preciosas dicas.

    ResponderExcluir
  6. to nervosa demais ,principalmente com a redação!affs
    estava tranquila depois que conversamos mas de ontem pra hoje to ficando nervosa e não tô conseguindo dormir !!!!!!!!!!mas com tudo espero fazer uma excelente prova. bjo grande

    ResponderExcluir
  7. de todas as dicas que procurei no google, essa foi sem dúvida a melhor!
    Muito obrigada.
    Vanessa- Criciúma- SC

    ResponderExcluir
  8. Oi, Frederico!!

    Que bom que o blog está te ajudando!!

    Eu que agradeço pelo comentário!

    Beijiho!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  9. Bellynha!!! Por isso que eu falei do chá de cidreira. Rs
    A ansiedade é natural. Não se cobre por isso. Mas você precisa dormir.
    Qualquer coisa, grite!!!
    Beijinho!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  10. Olá, Vanessa!!
    Obrigada pelo comentário!

    Boa prova!!
    BeijinhO!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Anônimo!
    Fique à vontade por aqui!

    Beijinho!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicaaas!!
    Me ajudaram muitoo!
    Estou me sentindo mais confiante e menos ansiosa!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Que ótimo, Taísa!!

    Rumo ao 10!!

    Beijinho!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  14. Pelo visto, visualisando a data hoje é 23, as 10:30 horario de Brasília, e na minha cidade é 09:30, 2° dia, eu acordei e pensei, eu que estou no 1° ano do ensino médio, que não sei fazer uma boa redação nem nada rsrs, queria algumas dicas para como fazer uma boa redação no Enem, e entrei no seu blog, e achei bastante interessante, to meio nervoso, mais não preciso me preocupar, pois não esta valendo por enquanto, so estou como treineiro, para ver como é, o seu blog é espetacular, obrigado pelas dicas, e pode crer que você motivou muitas pessoas, boa sorte e sempre divulgue novas redações tipo a do idoso, para você corrigir, que ela foi um exemplo pra eu ver como é uma redação de verdade, fui.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rodrigo!
    Que bom receber sua mensagem!
    Mesmo estando no primeiro ano ainda, é importante que você faça a prova pra ver como é.
    Tudo de bom!!
    Beijinho!

    Lygia Maria

    ResponderExcluir