quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Análise do texto “Diversidade não é anulação” – A contra argumentação

O texto publicado na última postagem foi produzido com o objetivo de mostrar, na prática, estratégias de contra argumentação. Em todos os parágrafos, parte-se da ideia alheia para que seja sustentada uma opinião contrária.
Já comentei por aqui a importância desse recurso, porém não é recomendável que ele seja utilizado em demasia. Na redação apresentada, essa estratégia foi bastante explorada por uma questão didática, já que o objetivo dessa postagem é mostrar justamente como se pratica a contra argumentação.
Para a produção do texto, foram utilizados como base depoimentos de pessoas que falavam sobre os efeitos negativos da globalização em nossa cultura. Alguns citaram que ela está sendo prejudicial para a língua portuguesa, porque estamos usando muitos termos estrangeiros. Outros falaram que esse contato estreito com outras culturas tem sido péssimo para a música brasileira, pois os jovens hoje estão esquecendo suas raízes culturais e valorizando somente as músicas americanas...Outros falaram que, com essa maior proximidade entre nações, os brasileiros estavam se tornando menos patriotas e querendo viver em outros locais etc etc etc.
 Acho que todos os aspectos apresentados nesses depoimentos, a meu ver, fazem sentido por um lado e não fazem por outro. Mas... como o objetivo do texto foi contra argumentar, todas essas ideias foram refutadas e o oposto delas, comprovado.

 Tema: A influência da globalização na cultura brasileira
Reparem que o texto foi todo construído por meio de negativas.

Projeto de texto
Introdução: negar que a globalização é ruim para a cultura brasileira, citando 3 temas centrais: língua, música, emigração.
Há certo radicalismo quando se fala em globalização e cultura nacional, pois existe a crença de que, por meio desse processo, a identidade de um povo pode ser deteriorada. No Brasil, citam-se as transformações linguísticas, o alto número de emigrantes e a influência musical, principalmente a norte-americana, como consequências nocivas da globalização. Trata-se de uma visão equivocada, e a superficialidade desse pensamento pode ser comprovada quando se analisa a questão de maneira mais complexa.

D1: A língua portuguesa – a utilização de expressões estrangeiras não é negativa, uma vez que se trata de um processo natural de assimilação. A língua é viva e não temos controle sobre ela.
A língua falada em um país é uma das principais manifestações da identidade de um povo. E muitos consideram que o contato com produtos importados, com tecnologias estrangeiras tem sido danoso porque o brasileiro estaria substituindo vocábulos próprios pelos estrangeiros. A influência linguística existe, mas não deve ser considerada boa nem ruim, apenas uma consequência natural, pois a língua se transforma ao longo do tempo. A palavra deletar, por exemplo, que foi incorporada ao vocabulário português, não deve ser entendida como uma anulação identitária, mas como uma assimilação natural.

D2: Emigração – A causa dessa situação são os problemas sociais e não a globalização. Brasileiros saem do país porque buscam as condições dignas que, muitas vezes, não conseguem ter no próprio país. Portanto, a relação entre patriotismo, emigração e globalização é falaciosa.
Da mesma forma, tendo em vista a situação precária de muitos brasileiros devido ao quadro social do país, não se pode dizer que as pessoas estão procurando viver em outros locais por conta da globalização. Não há relação de causa e efeito quanto a isso, pois se há, no Brasil, o desejo de emigrar é porque as pessoas estão procurando melhores condições de vida, o que, infelizmente, o Brasil não pode garantir a muitos.

D3: Música – Apreciar músicas não nacionais não significa perda de identidade, mas sim diversidade.
Deve-se, portanto, entender as possibilidades oferecidas pela globalização como naturais. Na música, por exemplo, não dá para dizer que a influência do jazz foi ruim para a Bossa Nova. Frank Sinatra e Tom Jobim, há pouco mais de cinquenta anos, fizeram uma parceria e não houve anulação cultural para nenhuma das partes. Hoje, no Brasil, temos samba e música eletrônica, temos um Rock in Rio com Axé e Stevie Wonder. Isso é a prova de que a globalização gerou diversidade e não substituição.

Conclusão: Reafirmação da ideia central do texto + retorno ao título.
As trocas culturais que estão ocorrendo no mundo moderno influenciam sim a identidade cultural brasileira, mas de forma alguma essa influência deve ser vista como prejudicial. O brasileiro não abriu mão de seu país, de sua música, de sua língua porque tem contato estreito com outras culturas. Pelo menos, em se tratando de identidade cultural, diversidade não significou anulação.

9 comentários:

  1. Gostamos muito da organização do texto e do tema abordado...também gostamos da forma clara como você explicou a redação..irá nos ajudar a elaborar uma boa redação.
    Ficaremos muito gratas se você pudesse nos dar algumas sugestões de temas para a redação com os temas mais atuais que possam cair no enem.
    Tenha uma ótima noite!!!
    CARLA DANIELE E REGIANE LIMA

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carla e Regiane! Boa noite!
    Que bom que gostaram da explicação. Pesquisem os outros posts também, pois há bastante coisa interessante.
    Sobre o Enem, eu acho muito difícil prever o tema. Os assuntos que mais têm sido discutidos são: eventos esportivos no Brasil, bullying, a influência das redes sociais na vida dos jovens, realização profissional etc.
    Mais importante do que saber o tema é praticar a escrita. Assim, na hora H, qualquer tema fica mole!!
    Bons estudos pra vocês!
    Beijinho!
    Lygia

    ResponderExcluir
  3. Oi Lygia, muito muito obrigado por nos atender tão bem.Iremos pesquisar os outros posts...valeu pela tica.
    Estamos fazendo uma dupla de estudos,todos os dias nos encontramos só para praticar e pesquisar temas e assuntos que possam cair no enem ou nos próximos vestibulares, estaremos sempre de olho nas suas próximas edições. Mais uma vez obrigada pela dica!!!
    Carla Daniele e Regiane Lima
    e-mail:carlad.souza@hotmail.com
    e-mail:regianelima18@hotmail.com
    Tenha uma ótima noite
    xau xau

    ResponderExcluir
  4. Oi, meninas!!
    Estudar em dupla é bem legal, pois uma estimula a outra.
    Se quiserem, cadastrem os endereços de vocês para receberem as atualizações do blog por e-mail.
    Bons estudos e, se precisarem, gritem!! rsrs
    Beijinho!
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  5. Oi Lygia, Boa Tarde eu me Chamo maryza, Bom Para mim esta sendo muito gratificante ler seus textos acho muito interessante a forma como você os comenta . Bom queria te pedir algumas sugestões de Temas que podem Ser Idéias Centrais de maior RElevância além do Tema da REdação no Enem.

    ResponderExcluir
  6. Bom Gostaria também que se Possível você me Ajudasse a Dissertar um texto sobre O Jovem no Brasil. ou seja a Dificuldade que Existe hoje no Brasil embora diante de todas as Chances dadas pelo Governo de uma pessoa conseguir uma vaga em Uma Universidade. A gradeço a Atenção bjos!!By MARyza meu Email:smallville_hbb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maryza! Tudo bem?
    Que bom que o blog está te ajudando!!
    Sobre o Enem, como disse acima, em outro comentário, acho muito difícil prever o tema da redação. Alguns professores têm especulado sobre prováveis assuntos, como o novo papel da mulher na sociedade, a relação entre tecnologia e juventude, eventos esportivos no Brasil etc. O importante é praticar bastante e conhecer técnicas que te ajudem a produzir um bom texto sobre qualquer assunto.
    Sobre o tema que você citou, pelo que entendi, acho importante explicar quais são as causas de muitos jovens não conseguirem entrar em uma Universidade. Por exemplo, a precariedade do sistema educacional pode ser uma causa. A acomodação de alguns jovens pode ser outra. No texto, cada causa deve ser explicada em um parágrafo de desenvolvimento. Ao final, é necessário apresentar soluções para tais obstáculos. Soluções a curto e longo prazo.
    Bom... espero ter ajudado.
    Se quiser, cadastre seu endereço para receber as atualizações do blog por e-mail. A próxima postagem sairá às 21h. Já deixei programado.
    Beijinho!
    Lygia

    ResponderExcluir
  8. Oi Lygia, aqui é Amanda da Al58.
    Bom, adorei a forma com que explicou a redação e estou conseguindo entender melhor essa questão da contra argumentação. Mas tenho uma dúvida, a contra argumentação é por escolha do escritor ou pode vir como pré requisito para redigir determinada redação? Por exemplo, pode ser que no ENEM eles queiram que façamos uma redação contra argumentativa?

    ResponderExcluir
  9. Oi, Amanda!! A contra-argumentação não é um pré-requisito. Trata-se apenas de mais uma estratégia de argumentação.
    Beijinho!
    Lygia

    ResponderExcluir