domingo, 17 de março de 2013

Tema PMMG – Mais dicas sobre a redação

Olá!

No post anterior, eu publiquei uma redação feita para o tema que caiu na prova de admissão ao curso de formação de oficiais da PMMG.

Agora, conforme anunciei, vou apresentar alguns aspectos importantes que devem ser considerados no momento de escrever o texto para o tema em questão.

Tema: A impunidade e as práticas criminosas no Brasil

1)      As palavras-chave do tema são: impunidade, crime e Brasil. Sendo assim, esses três vocábulos devem aparecer em todos os parágrafos do texto. Isso é importante para que não ocorra fuga parcial. Quem escreveu, por exemplo, sobre práticas criminosas e impunidade, sem especificar o Brasil, fugiu parcialmente do tema.

2)      As palavras-chave são sempre importantes até mesmo para que se possa fazer uma correta interpretação da proposta. No tema em questão, um caminho possível é falar sobre as causas da criminalidade. No entanto se na exposição de tais causas não houver a relação entre estas e impunidade, haverá fuga parcial do tema.

3)      No texto dissertativo-argumentativo, é preciso defender um ponto de vista. Se o candidato apenas falar a respeito da relação entre impunidade e crimes no Brasil, poderá fugir ao gênero solicitado, fazendo um texto apenas expositivo. Lembrem-se: na introdução, devemos apresentar uma opinião a respeito do assunto. No desenvolvimento, argumentamos para defender essa opinião.

4)      Um leitor que publicou seu texto nos comentários -  na primeira postagem sobre o tema - falou sobre a importância da ação policial. Achei muito providencial essa abordagem, uma vez que se trata de um tema feito para a PM.


É isso.
Um abraço e bons estudos.