No
post anterior, eu publiquei uma redação feita para o tema que caiu na prova de
admissão ao curso de formação de oficiais da PMMG.
Agora,
conforme anunciei, vou apresentar alguns aspectos importantes que devem ser
considerados no momento de escrever o texto para o tema em questão.
Tema:
A impunidade e as práticas criminosas no Brasil
1) As palavras-chave do tema são:
impunidade, crime e Brasil. Sendo assim, esses três vocábulos devem aparecer em
todos os parágrafos do texto. Isso é importante para que não ocorra fuga
parcial. Quem escreveu, por exemplo, sobre práticas criminosas e impunidade,
sem especificar o Brasil, fugiu parcialmente do tema.
2) As palavras-chave são sempre
importantes até mesmo para que se possa fazer uma correta interpretação da
proposta. No tema em questão, um caminho possível é falar sobre as causas da
criminalidade. No entanto se na exposição de tais causas não houver a relação
entre estas e impunidade, haverá fuga parcial do tema.
3) No texto
dissertativo-argumentativo, é preciso defender um ponto de vista. Se o
candidato apenas falar a respeito da relação entre impunidade e crimes no
Brasil, poderá fugir ao gênero solicitado, fazendo um texto apenas expositivo.
Lembrem-se: na introdução, devemos apresentar uma opinião a respeito do
assunto. No desenvolvimento, argumentamos para defender essa opinião.
4) Um leitor que publicou seu texto
nos comentários - na primeira postagem sobre o tema - falou sobre a importância da ação policial. Achei muito
providencial essa abordagem, uma vez que se trata de um tema feito para a PM.
É
isso.
Um
abraço e bons estudos.
FIQUEI FELIZ POR TER SIDO MENCIONADO EM SUA POSTAGEM *_*
ResponderExcluirAGRADEÇO AS DICAS QUE SÃO MUITO ÚTEIS. TENHO CERTEZA QUE MEU APROVEITAMENTO NA REDAÇÃO DO CONCURSO SERÁ BEM MAIOR ! SE POSSÍVEL FAÇA MAIS PROPOSTAS DE REDAÇÃO. AGRADEÇO !
Fico feliz, Naim!
ResponderExcluirUm abraço!
Lygia, eu li o tema proposto, fiz a analise do tema separando as palavras chave e so deixei de fora o Brasil, cometi uma penalidade. Eu analisei o tema do seguinte ponto: a impunidade tem relacao direta com as causas criminosas? defendendo que sim apresentei os argumentos: a impunidade motiva a pratica de novos crimes, o sistema judiciario e falho no ponto de aplicar penas leves a delitos estrondosos e que vendo uma pessoa impune por um crime a populacao pode se revoltar e praticar mais violencia. Vc acha que desenvolvendo um texto a partir desse ponto de vista eu faria uma boa redacao ou minha forma de interpretar o tema fugiu daquilo que foi proposto?
ResponderExcluirOi, Lucas!
ExcluirA análise que você fez foi muito boa. Só não pode deixar de fora o Brasil.
Parabéns pela boa interpretação!
Lygia Maria
vc corrige redação
ResponderExcluirOlá!
ExcluirTrabalho com correção de redações sim.
Se tiver interesse, contacte-me por e-mail e solicite orçamento.
lygiafs@yahoo.com.br
Um abraço.
Boa noite,sou da Bahia e vou prestar o concurso pmmg.O tema é muito bom - "A impunidade e as práticas criminosas no brasil"
ResponderExcluirImpunidade: A impunidade é um fator que decorre das lacunas deixadas pela própria lei.O sistema democrático do Brasil ameniza a pena,uma vez que a intensão é a ressocialização.....
Poderia começar a introdução nesse sentido.
Toda introdução tem que haver verbo de ligação.(ser.estar.permanecer...)
Olá, Maycon.
ExcluirO texto está muito pequeno para eu dizer se se trata de uma introdução adequada ou não. De qualquer forma, evite esse formato "Impunidade: conceito".
Um abraço.
Lygia Maria
Olá vou fazer a prova da pmmg também.. não sou bom em redação você poderia me ajudar vou escrever uma sobre este texto para você dar uma olhada.
ResponderExcluir- Ninguém está contente com o Brasil atual devido as impunidades as pessoas se sentem inseguras e também devido as praticas criminosas por que não estou seguras devido as impunidade para quem pratica um crime.
- o Brasil está sob um constante desenvolvimento o país está crescendo a população está aumentando mais o nosso pais não está totalmente preparado o que está fazendo ocorrer vários atos criminosos.
_ As impunidades está grande vários infratores que praticam algum tipo de crime e não está sendo punido um exemplo disso os menores que praticam crime e não podem ser presos por que são menores, e isso acaba gerando um medo na sociedade que a impede de fazer muitas coisas de serem livres..
- O nosso Brasil deve dar uma atenção maior para as nossas leis para a sociedade portanto deve-se criar leis novas para tenta amenizar os atos criminosos e a impunidade no Brasil.
ResponderExcluirAnônimo21 de abril de 2013 21:48
cristiano.
Criminalidade e impunidade
A impunidade presente hoje é um contexto muito preocupante, pois, vem sendo avaliado a cada dia pela prática de crimes ocorridos constantemente no Brasil.
Além disso, muitos falam que as autoridades tem que focar mais em mudar a constituição e as leis penais do nosso país. Mas só isso não basta desse modo para que se tenha uma melhoria constante tem que haver uma mudança na base do cidadão.
A criminalidade a cada dia começa mais cedo, vem aumentando o índice de crianças envolvendo com o tráfico de drogas, assaltos e até mesmo o crime organizado. Ou seja, a criminalidade vem crescendo por conta de o infrator saber da falta de impunidade prevista na lei.
Ainda que ocorra a impunidade e as práticas criminosas no Brasil, para haver uma mudança, é preciso investir mais em educação para que se tenha a criação de um melhor cidadão.
Caro companheiro, faltou organizar seus parágrafos e fechar a conclusão. Tá no caminho certo.
ExcluirVou fazer um concurso da UEG neste domingo e não tenho nem ideia do tema, mas vai ser de acordo com a prova de conhecimentos especificos, gostaria que você postasse alguma redação a respeito.
ResponderExcluirMedo de quê?
ResponderExcluirMedo de sair de casa? Por que será que os brasileiros tem a cada dia, que passa, a sensação de prisão domiciliar? Será a criminalidade ou a impunidade?
A sensação de prisão domiciliar cerca cidades brasileiras que se expõem diariamente a riscos de praticas criminosas. O fato de a Polícia Militar está de prontidão para proteger a população, não muda o fato de que precisamos de leis mais severas para devida punição dos crimes para quem os comete.
O x da questão é exatamente esse, leis brandas que facilitam brechas para diminuir a "culpa' ou até absolver o réus de seu delitos, sendo impostas penas "suaves" para mascara a impunidade que é sentida pelos cidadães brasileiros, que se trancam em seus "presídios " domiciliar, vigiados por câmeras 24 horas, alarme, sensor de movimento.
Sim, medo de sair de casa. Medo de perder o direito constitucional de ir e vir, medo da temida criminalidade impune.