terça-feira, 12 de março de 2013

Interpretação de tema - Redação para PMMG


Nessa postagem, a ideia é trabalhamos a interpretação do tema da redação. Muitos candidatos recebem notas baixas justamente pela falta de compreensão da proposta.

Após leitura do texto de apoio e da frase-tema, que caminhos se podem seguir? Que ponto de vista poderá ser defendido?

Pensem a respeito, apresentem suas ideias nos comentários e, na próxima postagem, farei minhas considerações.

Importante: não fiquem com vergonha de se expor. Digam, sem medo, o que escreveriam se se deparassem com o tema em questão. O importante é construirmos um espaço de troca por aqui.

Uso como base o tema da prova de admissão ao curso de formação de oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais.

Vamos lá!!
“Quando pensamos em impunidade, lembramos imediatamente em falta de castigo. Sob o enfoque jurídico, podemos relacionar impunidade com a não aplicação de determinada pena criminal a determinado caso concreto. A lei traz a previsão de que para cada delito, há sua correspondente punição. Quando o infrator não é alcançado, seja pela morosidade do aparato legal, pela fuga, pela deficiência da investigação, ou por qualquer fato posterior de tolerância, o crime permanecerá impune. Em latim tem-se que: “impunitas peccandi illecebra”, que significa impunidade estimula delinquência.”
                                  
 Com base nas informações apresentadas, redija um texto dissertativoargumentativo
sobre o tema: “A impunidade e as práticas criminosas no Brasil”.


119 comentários:

  1. A IMPUNIDADE E ÁS PRÁTICAS CRIMINOSAS NO BRASIL
    É COMUM A SOCIEDADE RECLAMAR DE IMPUNIDADE. A FALTA DE PREPARO E O USO DE TÉCNICAS POUCO APRIMORADAS SÃO AS MAIORES RECLAMAÇÕES. RECLAMAMOS DE ATITUDES TOMADAS POR OUTRAS PESSOAS , ESQUECENDO DE POLICIAR NOSSAS PRÓPRIAS ATITUDES PERANTE INFRAÇÕES À CONSTITUIÇÃO.
    SABEMOS QUE O CRIME ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LUGARES , TENDENDO A CRESCER DE FORMA EXPRESSIVA. A FALTA DE AGENTES OU O DESPREPARO DOS MESMOS, PODEM SER A CAUSA DA IMPUNIDADE NO BRASIL. PRECISAMOS QUE O AUMENTO DA CRIMINOSIDADE SEJA PROPORCIONAL AO CRESCIMENTO DE SEUS COMBATENTES.
    ALGUMAS LEIS SÃO DEFICITÁRIAS , O QUE FAVORECE ATITUDES INFRATORAS. NECESSITAMOS DE UMA REVITALIZAÇÃO EM SUA ESTRUTURA PARA UM MELHOR DESEMPENHO DA JUSTIÇA.
    O BRASIL POSSUI ALGUMAS DIFICULDADES E PRECISA MELHORAR ASPECTOS COMO A QUALIFICAÇÃO DE AGENTES , REVISÃO E CRIAÇÃO DE LEIS COIBIDORAS. MESMO COM ALGUMAS DIFICULDADES POSSUIMOS UM POLICIAMENTO OSTENSIVO QUE FUNCIONA , E TEM ATINGIDO BONS RESULTADOS . TEMOS TAMBÉM UM POLICIAMENTO VELADO QUE SOLUCIONA UMA QUANTIDADE DE CRIMES CONSIDERÁVEL. MELHORANDO OS ASPECTOS CITADOS ANTERIORMENTE , SEREMOS UM PAÍS EXEMPLO EM TERMOS DE SEGURANÇA PÚBLICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naim.
      Seu texto possui uma boa abordagem. Você falou sobre as causas da criminalidade e da impunidade e deu soluções para os problemas. Uma dica importante: apresente na introdução um resumo do que você vai defender na tese. Além disso, cuidado com a repetição de palavras.
      Bons estudos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Naim, também não posso deixar de comentar sobre a importância de você ter falado sobre a ação da policial, afinal de contas, o concurso foi para essa área, né?! Muito legal!

      Excluir
    4. AGRADEÇO AS DICAS ! PRETENDO TRABALHAR PARA MELHORAAR ASPECTOS CITADOS

      Excluir
    5. deixo aqui uma critica construtiva , o titulo tem que ser diferente do texto ,bacana ?

      Excluir
  2. Criminalidade e impunidade

    Impunidade hoje é sem dúvidas um tema polêmico que vem sendo discutido e se repercutindo cada vez mais. Muitos culpam somente a lei, dizendo que precisamos de uma nova Constituição que seja eficente e severa, e em muitos caso chegam a culpar até autoridades, mas não é bem assim. Começa pela base, a educação.

    Com educação pode se construir, desde cedo, um verdadeiro cidadão, instruido e correto perante à lei. A vida no crime hoje começa desde cedo, o índice de crianças que se envolvem em tráfico de drogas, assaltos são cada vez maiores. Sem a instrução, uma boa base de vida digna, em muitas ocasiões um indivíduo hipossuficiente, as práticas criminosas acabam sendo uma válvula de escape para o mundo do crime e um meio de tentar uma forma de melhoria na qualidade de vida, dinheiro dácil.

    Na maioria das vezes a impunidade é resultada por deixar lacunas que acabam dando exemplo de pouca severidade à punições, induzinho indiretamente e até mesmo diretamente a que cometam infrações sem temer uma condenação.

    Para uma mudança significativa é preciso investir mais em formação de cidadões dignos, e corrigir as lacunas de impunidade que foram deixadas ao longo do tempo para evite a indução às práticas criminosas, e principalmente reatar a confiança da sociedade à Justiça Brasileira.

    (pressa, texto pequeno, mas ja da pra ter uma base rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jaqueline.

      Você apresentou uma abordagem interessante: falou sobre as causas da criminalidade. Faltou somente relacionar essas causas ao problema da impunidade de maneira mais explícita. Se você aborda apenas um dos aspectos propostos, pode ser penalizada por fuga parcial. Fique atenta também a alguns desvios gramaticais considerados graves: cidadãos (em vez de cidadões), o índice é cada vez maior ( em vez de : o índice são cada vez maior). Gostei da sua forma de escrever. Continue praticando. Bons estudos!

      Excluir
    2. Ficarei mais atenta da próxima vez... Obrigada Lygia!

      Excluir
  3. Olá, Naim e Jaqueline. Quando eu fizer a próxima postagem, responderei por aqui o que achei dos textos de vocês. Um abraço.
    Lygia Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lygia Maria boa noite tudo bem ?
      vc poderia me dizer se existe algum problema em usar o tema proposto como título da minha redação ? obrigado !

      Excluir
    2. Não é legal usar o tema como título, Naim. O título é muito importante para conferir criatividade à redação. Ele pode servir como uma espécie de enigma que vai sendo decifrado ao longo do texto. Escrevi brevemente sobre isso no post a seguir.

      http://paraescreverbem.blogspot.com.br/2012/04/analise-da-redacao-descanso-do-cavalo.html#uds-search-results

      Lygia Maria

      Excluir
  4. O Brasil é um dos países onde o crime e o trafico de drogas têm crescido muito.
    Embora haja um trabalho eficiente por parte dos órgãos competentes, com a finalidade de proteger a sociedade brasileira e punir os culpados, o indice de impunidade no Brasil e muito grande.
    O povo brasileiro ja perdeu a privacidade no seu lazer, nas escola, no local de trabalho e ate mesmo nas suas proprias residencia.
    A situação enfrentada pelas pessoas e assustadora pois ate muitos politicos contribuem com essa impunidade, devida os mesmos fazerem parte dessa grande mafia.
    E preciso que o governo e os orgaos competentes atuem e resolvam com urgencia a questao do crime e do trafico de drogas para que a sociedade brasileira consiga viver em paz..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gustavo. Você tem boas ideias, no entanto o texto ficou expositivo em vez de argumentativo. Isso porque você não defendeu um ponto de vista, apenas apresentou informações. Fique atento a essa questão.
      Bons estudos!

      Excluir
  5. Lygia, dê as mesmas dicas de desenvolvimento de texto aqui, igual você fez na do Banco do Brasil por favor. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Na postagem seguinte, eu fiz 2 parágrafos de desenvolvimento para esse tema da PMMG.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. A sensação de impunidade, hoje, no Brasil faz com que a cada dia aumente consideravelmente as açoes criminosas.
    Que para alguns sao apenas "pequenos deslizes" ou "jeitinho brasileiro" para burlar algumas leis , tendo varios argumentos para tentar justificar tais atos. Porem atitudes como avançar o sinal vermelho, para nao chegar atrasado na reuniao de trabalho, transitar pelo acostamento tendo um enorme engarrafamento na rodovia , conduzir veículos sem possuir cnh, tais exemplos podem gerar graves acidentes e sao açoes criminosas que para tais autores nao têm consequecias e sao pequenos atos na visao deles. A sensaçao de impunidade faz com que o individuo , continue efetuando tais praticas frequentemente . Essa juntamente com falta de fiscalizaçao e tambem falta de consciencia das pessoas, gera uma "onda" de práticas criminosas no Brasil que cada vez mais se tornam mais comuns .
    Contudo , deveria haver um policiamento ostensivo, com viaturas policiais abordando individuos e procurando inibir a maior parte dessas praticas criminosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline.

      Divida seu texto em parágrafos (faça ao menos dois no desenvolvimento). Além disso, fique atenta à coesão textual, pois, em alguns momentos, a escrita ficou confusa.

      A ideia geral do texto foi boa, mas faltou organização.

      Um abraço.

      Excluir
  8. No que se trata de atualidades, um dos temas mais discutidos é o da impunidade dos atos criminosos, questões são levantadas, como, quais são as causas desse problema, quais são as medidas a se tomar e se existem meios eficazes para essa questão não solvida muito presente no Brasil.
    A falta de punição tem seu principal nascedouro na superlotação das penitenciárias, que por sua vez traz vários menores problemas. As políticas públicas tomam enfoques errados, ou seja, investem muito no patrulhamento e na repressão do crime enquanto o nascedouro dos problemas não é resolvido. A Falta de atenção primária a segurança, aquela que tem o foco na conscientização, na informação, e na formação do cidadão são menos priorizados. Deveria Investir mais em educação, que só daí formar-se-ão cidadãos, pessoas conscientes de seus direitos e deveres, porém isso tem um preço muito alto e um retorno em um espaço de tempo grande, além de que essa atenção primária não tem muito prestígio diante a sociedade por ser algo gradativo e demorado.
    A reformulação de código penal ou da constituição entre outros é outra coisa discutida, mas como já dito o aumento da severidade desses códigos ou leis não eliminará esse problema.
    Logo, a atenção deveria voltar-se para educação principalmente dos jovens e crianças para formarem adultos conscientes, além de que a educação dará meios lícitos para esses adultos conseguirem sustentarem-se, evitando assim de entrarem no mundo ilegal e posteriormente a cadeia. Fazendo com que o Estado cumpra seu dever de proteção a sociedade e consiga punir os transgressores da lei.

    Eu sei que não ta muito boa, quero que aponte todos os possíveis erros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geovah!

      Você tem boas ideias, mas deveria ter apresentado, de maneira mais explícita e em todos os parágrafos, a relação entre criminalidade e impunidade.

      Fique atento à concordância.

      Bons estudos!



      Excluir
  9. Lygia estive olhando as redações com maiores pontuações da FUVEST em 2005. E os candidatos usaram partes do texto de apoio para fazer sua introdução na dissertação. Gostaria de saber se isso ealmente é bom para o texto. Exemplo:

    Quando o infrator não é alcançado, seja pela morosidade do aparato legal, pela fuga, pela deficiência da investigação, ou por qualquer fato posterior de tolerância, o crime permanecerá impune. Em latim tem-se que: “impunitas peccandi illecebra”, que significa impunidade estimula delinquência.”

    Ai eu falo nos próximos parágrafos dos exemplos de como o infrator não é alcançado pela lei.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carlos.

      Os textos de apoio não podem ser copiados, mas alguma informação pode sim ser retirada do material. Por exemplo, se um dos textos motivadores apresentar dados de alguma pesquisa, você pode citar a pesquisa (sem citar o texto de apoio). Há bancas que até avaliam se o candidato utilizou de forma inteligente os textos motivadores.

      Enfim, não há mal nenhum usar alguma informação dos textos apresentados pela banca, o problema é copiar trechos.

      Bons estudos.

      Excluir
  10. Reinterando meu post anterior.
    O que li é que os cadidatos interpretaram um trecho e depois escreveram com suas palavras. Exemplo:

    Muitas são as razões da impunidade no Brasil, sejam pela lentidão da justiça, pela fuga do infrator ou pelas tantas brexas que existem na nossa legislação.

    Aí eu falo nos próximos parágrafos dos exemplos de como o infrator não é alcançado pela lei. E concluo explicando que nossa legislação e ações imediatas devem ser melhoradas.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bem arriscado fazer uma paráfrase do texto motivador. O ideal é que o candidato o utilize como inspirador para formar suas próprias ideias.

      Como já disse, uma informação objetiva pode até ser utilizada, mas usar o mesmo texto apenas com algumas palavras diferentes não é recomendado.

      Um abraço.

      Excluir
  11. Criminalidade sob proteção ilícita
    Atualmente, observamos os diversos tipos de crimes existentes no Brasil, entre eles está o tráfico de drogas. Temos conhecimento de que há muitos meios de defesa para tais fins, como a corrupção e a prática de suborno.
    Temos como exemplo, traficantes que colocam menores de idade para execução do tráfico, tendo em vista que, a pena para menores não é tão severa como seria para eles. Já os de maior idade, desafiam a lei, dizem que se forem presos hoje, amanhã estão nas ruas para a rotina do tráfico.
    Como observamos na mídia, existem bastantes corruptos, que através de bens convertidos em lucros financeiros, negociam liberdade ou redução de pena, ao infrator. Para exemplificar temos também alguns advogados, que sempre encontram uma falha na legislação, fazendo com que o infrator seja absolvido de sua culpa.
    Podemos observar então que, por mais que se trabalhem meios e formas de se acabar ou reduzir a criminalidade, sempre haverá uma forma de deixa-lo existir. Por outro lado, ainda existem muitas pessoas que trabalham a fim de promover a paz e o bem estar social.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fábio. Repare que você não fez uma dissertação argumentativa, mas sim um texto expositivo. Melhor dizendo, você não usou argumentos para comprovar um ponto de vista, apenas apresentou informações a respeito de crime e impunidade.

      Fique atento!

      Bons estudos!

      Excluir
    2. estou gostando desse debate, cada vez mais interessante.. não escrevo muito
      porem gosto de ler.

      Excluir
  12. Na atualidade brasileira, noticiários que demonstram a indignação da população frente a impunidade relatada em crimes, se tornaram constantes. Alguns de ampla repercussão, como em escândalos políticos. Seria mesmo a culpa de uma lei falha, ou de condutas impregnadas na sociedade onde tudo tem um jeitinho brasileiro?

    A impunidade vista por muitos como uma lacuna, frente as possibilidades e brechas da constituição, é encarado por outros como desvios de conduta ocasionada por uma educação permissiva perante a lei. Uma sociedade onde os desarranjos da lei são vistos como oportunidades de defesa, e não como erros passiveis de solução, é permitido com inercia que crimes fiquem sem punição.

    Escândalos políticos, crimes de corrupção, penas brandas, e casos arquivados fazem parte do acervo dessa realidade, cultuada por uma sociedade que se mantem paralela
    que esbraveja por mudanças, mas que se mantém estagnada a fim de promover tal solução.

    Visto que a impunidade clama por leis duras, e uma boa aplicação, e de suma importância uma modificação não só na constituição, mas também uma politica que vise uma educação árdua quanto a lei.

    Portanto não há uma premissa ou uma formula imediata para acabar com a impunidade, trata-se de uma completa reformulação da constituição, da aplicação das leis, e do pensamento da sociedade quanto a promoção da lei.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Amanda!

    Gostei bastante da sua escrita.

    A tese poderia ter apresentado de forma mais explícita o que seria dito depois, no desenvolvimento. Em alguns trechos, o texto ficou mais expositivo do que argumentativo.

    Você tem uma boa base. Precisa, agora, praticar mais. Pesquise sobre técnicas de redação.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Não gostei dessa redação, não dá pra entender nada. Precisa melhorar muito e ser mais clara.

    ResponderExcluir
  15. O brasil é um país aonde as pessoas não temem em cometer um crime por temer a punição.
    Recentemente temos visto um assunto muito comun, porém, extremamente cauteloso, "Lei seca". Lei na qual o infrator recebe varias formas de se benificiar e sair ileso do crime cometido. Essa lei é ainda mais beneficiada a quem tem dinheiro, ou até mesmo cunha.
    O brasil é um país que está entre os top mais consumidores de bebidas alcoólicas do mundo e uns dos mais caudadores de acidente envolvendo a bebida.
    Outras leis que indigna a população são os crimes causados por menores de idade. O menor que cometer um crime no Brasil, é muitas vezes liberado sob tutela dos pais ou responsável e responde o crime em liberdade, sendo que nem se responde por crime e sim ato infracional. Diante de tal impunidade o menor volta as ruas sem o medo de cometer outro crime, pois sabe que será beneficiado pelo istatuto da criança e adolecente.
    Muitas pessoas defendem a tese de diminuição da lei para o menor, por julgar que se ele tem capacidade de pemeditar o ato e deve ser submetido a responder pelo mesmo, mais a lei não entende isso.
    É por impunidades como essas que temos que conviver com estrupadores, ladrões e varios outros deliquentes em nosso dia-dia. Aonde uma pessoa que rouba e mata sem piedade da outra vida, paga pouco e é solta para que muitas vezes volte a fazer novas vítimas.


    Bom fiz minha redação tentando exemplificar algumas formas de impunidades no nosso país, isso ajuda ou atrapalha ?

    ResponderExcluir
  16. Brasil um páis de todos.

    O Brasil é um país aonde as pessoas não exitam em cometer um crime por temer a punição.
    Recentemente temos visto um assunto muito comun, porém, extremamente cauteloso, "Lei seca". Lei na qual o infrator recebe varias formas de se benificiar e sair ileso do crime cometido. Essa lei é ainda mais beneficiada a quem tem dinheiro, ou até mesmo cunha.
    O Brasil é um país que está entre os top mais consumidores de bebidas alcoólicas do mundo e uns dos mais caudadores de acidente envolvendo a bebida.
    Outras leis que indigna a população são os crimes causados por menores de idade. O menor que cometer um crime no Brasil, é muitas vezes liberado sob tutela dos pais ou responsável e responde o crime em liberdade, sendo que nem se responde por crime e sim ato infracional. Diante de tal impunidade o menor volta as ruas sem o medo de cometer outro crime, pois sabe que será beneficiado pelo istatuto da criança e adolecente.
    Muitas pessoas defendem a tese de diminuição da lei para o menor, por julgar que se ele tem capacidade de pemeditar o ato e deve ser submetido a responder pelo mesmo, mais a lei não entende isso.
    É por impunidades como essas que temos que conviver com estrupadores, ladrões e varios outros deliquentes em nosso dia-dia. Aonde uma pessoa que rouba e mata sem piedade da outra vida, paga pouco e é solta para que muitas vezes volte a fazer novas vítimas.


    Retífiquei meu texto professora... desculpa pela primeira postagem é que não coloquei o título e fiz umas correções. obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tafharel.

      Seguem alguns aspectos a serem corrigidos:
      - Brasil é um país ONDE...
      - Primeira frase ficou confusa. Ficou parecendo que as pessoas temem a punição, mas sei que você quis dizer o contrário.
      - Não entendi por que na Lei Seca o infrator recebe formas de beneficiar.
      - EsTUPRAdores.
      - Faça, no máximo, 3 parágrafos de desenvolvimento.
      - Atenção à concordância verbal


      Achei as ideias um pouco desorganizadas. Fique atento a isso.

      Sugiro que você leia a postagem em que eu falo sobre técnica para fazer introduções. Vai te ajudar bastante.

      Um abraço.

      Excluir
  17. A falta de punição e os atos delituosos são problemas enfrentados pelo Brasil. O fácil acesso ao crime, a superlotação dos presídios e a má formação acadêmica das crianças e jovens são fatores que contribuem para situação atual.
    A facilidade do jovem entrar na criminalidade é o primeiro problema. Ter-se que fazer uma análise das pessoas que se envolvem com o crime, que são em maioria de baixa renda, moram em periferias estão sempre próximos a delinquência de outrem. Mal instruídos em suas famílias a juventude esta cada vez mais vulnerável a serem influenciados por outros, e entrar na ideologia de seres humanos mal intencionados.
    A falta de vagas nas penitenciárias contribui muito para a impunidade. Uma vez que o poder judiciário condena o réu, mas não tem local apropriado a sua detenção e reabilitação terá o estado que abrandar penas ou coloca-los em lugares inadequados.
    O principal problema é a má formação quando criança, devido em parte pela incapacidade do Estado de promover uma boa qualidade de ensino. A atenção primária é feita através da educação, essa que é o único meio realmente eficaz contra o crime, pois ela é capaz de formar um cidadão consciente de seus direitos e deveres e dá meios para que ele possa ter uma vida digna.
    Enfrentar severamente o problema da impunidade e do excesso de crime é algo para o presente próximo, ter-se que promover um bom ensino para que futuras gerações não sofram com mesmo problema, e meios para reabilitar o preso para que esse não volte a cometer os mesmos atos.

    tentando Melhorar.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geovah.

      A organização do seu texto está boa, mas é preciso atentar para alguns aspectos, como concordância verbal e ideias preconceituosas. Não se pode fazer uma relação determinista entre pobreza e criminalidade. Argumentos como esse não são bem avaliados pelas bancas.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Muitoooo Obrigadooo, tentarei melhorar.
      Um abraço, agradecido.

      Excluir
  18. Olá Lygia Maria!
    Estava procurando por assuntos relacionados a redação pela internet, e acabei encontrando o seu site, que por sinal é muito bom, então resolvi escrever sobre o tema, que é pertinente para mim, já que vou prestar concurso para PM, assim, escrevendo uma redação visando o tema proposto.
    Gostaria muito da sua avalição sobre a minha dissertação.
    Desde já, um grande abraço!


    Impunidade, um problema no Brasil

    Não há como negar que existe impunidade quanto às práticas criminosas no Brasil. Ultimamente, temos acompanhado pelos meios de comunicação vários políticos acusados de corrupção, criminosos acusados de transgredir a lei e, tão pouco, têm uma condenação justa, a julgar pelos delitos cometidos. Apesar disso, temos pontos fortes no combate à criminalidade que vai a desencontro com a falta de punição.
    Um fator culminante que leva o infrator a sair impune de uma condenação por algum delito cometido é o condigo penal vigente. Criado em 1940, pelo então presidente Getúlio Vargas, este não está condizente com a realidade atual, uma vez que, ele está ultrapassado, apresentando falhas, assim, beneficiando quem inflige à lei.
    Contudo, não podemos generalizar que o Brasil é um País de impunidade. Para a melhor compreensão do pensamento é só observamos nossos presídios e notar a superlotação desses. O Código Penal vigente está sim apresentando défices, mas também temos pontos fortes, um deles é as nossas forças de segurança pública, que fazem a sua parte prevenindo, investigando e repreendendo o crime.
    Em última instância, temos um fator agravante para deixar alguns indivíduos impunes perante as leis. O número de agentes combatentes do crime é pouco, em contrapartida o número de transgressores tem aumentado em grandes proporções. Isso acarreta uma sobrecarga sobre alguns setores dos poderes que fazem cumprir as leis, assim, acontecendo certa morosidade no processo, levando algumas vezes deixar o criminoso a solta por falta de recurso.
    Em suma, se faz justo e necessário uma reforma no código penal vigente visando adequá-lo a atualidade para que a lei seja cumprida em sua plenitude. Para tal efeito, visando o cumprimento das normas é necessário um maior número de agentes públicos preparados para fazer o exercício da justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Santiago.

      Seu texto apresenta aspectos positivos, como referência histórica e apresentação de seu ponto de vista na introdução. No entanto é preciso ficar atento à concordância verbal e à coesão. Faça períodos menores para as ideias ficarem mais organizadas.

      De acordo com sua introdução, a ideia de combate eficiente ao crime poderia ter sido apresentado no terceiro parágrafo do desenvolvimento.

      Um abraço.

      Excluir
  19. A impunidade e as práticas criminosas no Brasil.
    Título: Leis que Facilitam o Crime

    É inegável que o amento da violência e práticas criminosas é contínuo.Com isso há, cada vez mais,insegurança e iminência de reforma nas leis por parte da sociedade.

    Para começar, observa-se que o ímpeto do infrator tem aumentado.Confiantes nas brechas que a lei contém, são cometidos os diversos crimes dos quais obtém penas amenas assolando a população para esse problema corriqueiro. Ao se comparar leis Brasileiras com leis de países do norte, por exemplo, percebe-se que é preciso atualizar o código penal para punir ,de forma mais efetiva, infratores destemidos.

    Sabe-se ainda que medidas severas são esperadas pela população.Mas o enrejecimento da lei é de longe a medida mais eficaz a ser tomada para frear o ímpeto do criminoso.É necessário, além de punição, O governo atuar efetivamente na raiz do problema, assistindo à família, investindo em educação, assistência social e reinserindo o apenado à sociedade.Além disso,precisa-se de uma perfeita harmonia entre Executivo, Legislativo e Judiciário com cidadão, na busca de solucionar a progressão do crime.
    Portanto é preciso rever alguns pontos da lei na busca de não só punir, mas sanar a sensação de impunidade presente no cotidiano. Além do mais, realizar trabalhos sociais dentro e fora das prisões para recuperar e formar, respectivamente o cidadão consciente da sua função social perante a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom texto. Tente apenas inserir uma tese na introdução. Atente também para a pontuação.

      Um abraço.

      Excluir
  20. impunidade aos crimes bem feitos.

    Brasil, um momento de silencio aos nossos defensores da lei, nos brasileiros ficamos surpresos com os bárbaros crimes que vem acontecendo.
    O governo investe 10 milhões em segurança publica para nos defender de assaltos e muito pior que e o sequestro. um policial sai de casa e deixa filhos e esposa, para nos defender sem saber se vai voltar vivo pra casa, e muitas pessoas não vê isso, você
    se arriscaria enfrentando bandidos bem armados com uma pistola, e claro que muitos não . Muitos criminosos estão solto por ai sem ser penalizado, e muito triste saber que corremos perigo ao sair de casa para trabalhar, o brasil pode mudar essa situação? sim. começando com uma campanha contra o crime, dando a policia militar maior conforto com reforços em armas para poder penalizar essa bandidagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acácio, o texto ficou narrativo em alguns momentos, o que não pode acontecer, já que se trata de uma dissertação argumentativa. É preciso também fazer um parágrafo de introdução, um de conclusão e, ao menos, dois de desenvolvimento.

      Lembre-se de que no texto argumentativo você deve apresentar um ponto de vista sobre o tema e comprová-lo no desenvolvimento. O seu texto acabou ficando muito expositivo.

      Um abraço.

      Excluir
  21. Impunidade e as praticas criminosas no Brasil.

    No Brasil um dos grandes problemas é a impunidade , devido a isso podemos ressaltar o aumento da praticas criminosas , pessoas cada vez mais revoltadas com as autoridades e um grande numero de pessoas deixando de lado a lei e partindo para a pratica de revidar , o que de fato é um erro que ocasiona o aumento da violência no nosso país.

    Muitas pessoas partem para a violência cientes de que não sofrerão a punição por ter cometido aquele delito , por isso , temos que formar uma sociedade mais ligada as autoridades para que estas possam chegar a estes delinquentes , pudo-os e inibindo estes acontecimentos.

    Na maioria dos casos muitos crimes ficam sem punção ,com isso a sociedade se revolta , gerando então um empasse entre pessoas e autoridades , o que de forma alguma poderia acontecer . Ocorrendo então esta impunidade as pessoas buscam cada vez mais fazer justiça com as próprias mãos , isto apenas aumenta o numero de pessoas delinquentes na sociedade dificultando ainda mais o trabalho das autoridades incumbidas de executarem essa punição.

    Com tudo isso ,podemos ressaltar que a impunidade e as praticas criminosas no Brasil é um mal que ocorre devido a uma sequencia de ações dos criminosos e dos que sofrem este crime e buscam justiça com as próprias mãos . Sendo assim só nos resta torcer para que as autoridade juntamente com o os governantes do nosso país possam criar projetos que punam os criminosos , fazendo a lei funcionar, reduzindo então o índice de impunidade na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  22. Impunidade e as praticas criminosas no Brasil.

    No Brasil um dos grandes problemas é a impunidade , devido a isso podemos ressaltar o aumento da praticas criminosas , pessoas cada vez mais revoltadas com as autoridades e um grande numero de pessoas deixando de lado a lei e partindo para a pratica de revidar , o que de fato é um erro que ocasiona o aumento da violência no nosso país.

    Muitas pessoas partem para a violência cientes de que não sofrerão a punição por ter cometido aquele delito , por isso , temos que formar uma sociedade mais ligada as autoridades para que estas possam chegar a estes delinquentes , pudo-os e inibindo estes acontecimentos.

    Na maioria dos casos muitos crimes ficam sem punção ,com isso a sociedade se revolta , gerando então um empasse entre pessoas e autoridades , o que de forma alguma poderia acontecer . Ocorrendo então esta impunidade as pessoas buscam cada vez mais fazer justiça com as próprias mãos , isto apenas aumenta o numero de pessoas delinquentes na sociedade dificultando ainda mais o trabalho das autoridades incumbidas de executarem essa punição.

    Com tudo isso ,podemos ressaltar que a impunidade e as praticas criminosas no Brasil é um mal que ocorre devido a uma sequencia de ações dos criminosos e dos que sofrem este crime e buscam justiça com as próprias mãos . Sendo assim só nos resta torcer para que as autoridade juntamente com o os governantes do nosso país possam criar projetos que punam os criminosos , fazendo a lei funcionar, reduzindo então o índice de impunidade na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo!

      Bom texto. Fique apenas atento ao uso de vírgulas e à concordância.

      Ex: [...] a impunidade a as práticas criminosas SÃO/ CONSTITUEM um mal [...]

      [...] falta vírgula antes de "punindo-os", entre outros casos.

      Cuidado também com a repetição de palavras. O vocábulo "pessoas", por exemplo, apareceu muitas vezes.

      Bons estudos!

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Burocrática punição

    A impunidade certamente está ligada ao aumento das práticas criminosas no Brasil. É fácil perceber essa situação quando insistentemente se vê na televisão e nos jornais grandes os casos de infratores que voltam a cometer delitos. As vezes a justiça é barrada pela burocracia do sistema brasileiro e consequentemente leva à impunidade.

    Todos os dias os meios jornalísticos insistem em denunciar crimes que muitas das vezes são cometidos por pessoas com a ficha criminal negativada. Torna-se fácil para um infrator cometer mais de uma vez crimes uma vez que o saldo entre o ato criminoso e a pena se torna lucrativo para ele. Penas brandas, ou até mesmo a falta delas, aumenta a certeza de que o jargão “o crime não compensa” é somente mais uma história do folclore brasileiro.

    Outro fato a se levar em consideração é que caminhando engajada à impunidade está a burocracia do sistema brasileiro. Julgamentos que demoram vários anos, algumas vezes a falta de vontade de profissionais, intermináveis papéis a serem assinados e analisados, tudo faz com que a justiça caminhe a lentos passos e a uma justiça incerta.

    Com os argumentos expostos acima se afirma que, o Brasil deve reanalisar leis antigas com penas que não condizem com a sociedade atual e se tornam extremamente brandas diante de crimes bárbaros. Também fazer reformas a fim de agilizar e organizar as transações de documentos para um fluir melhor da justiça.




    Desde já agradeço a análise!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruce Lee!

      Seu texto tem um bom conteúdo, mas fique atento à escrita. No último parágrafo, por exemplo, a vírgula antes de "Brasil" é inadequada.

      Prefira dizer "Percebe-se, portanto, que..." em vez de "Com os argumentos acima expostos".

      Bons estudos!

      Excluir
    2. Obrigado pela análise Lygia!!

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. A impunidade e as práticas criminosas no Brasil
    Titulo:Insegurança e descrença na paz social

    A população brasileira convive com atos criminosos cada vez piores, os delitos cometidos desafiam a justiça,o direito à vida e a liberdade.O investimento na segurança pública é precário e dificulta sua atuação para conter a violência, o que faz crescer no cidadão brasileiro o sentimento de insegurança e impunidade e a descrença na paz social.

    Crimes chocantes estão presentes todos os dias nas manchetes dos jornais brasileiros. Homicídios, assaltos, sequestros, refletem a violência e o desrespeito à justiça que hoje enfrentamos no país. Os infratores da lei praticam seus crimes sem medo de serem punidos,pois,quando essa punição acontece ela não é proporcional ao crime cometido.O que coopera para o crescimento da violência que e a evolução dos delitos.Assssinatos,roubos,agressões contra mulheres e crianças, são praticados de forma brutal mesmo quando a vítima não oferece reação.A situação da segurança pública nacional não é nada animadora tendo em vista o aumento populacional,a falta de verbas gorvernamentais para segurança,a ineficácia do sistema penitenciário e opressão que o cidadão brasileiro sofre pelos criminosos que estão livres e nos privam de nossa liberdade.

    Com os altos índices de crimes cometidos, baixo número de prisões e falta de rigor nas condenações, a população não acredita na aplicação da justiça e sofre com a prevalência da impunidade.Esses indicativos servem de incentivo para que os contraventores da lei continuem no mundo do crime e a sociedade sofra nas mãos desses delinquêntes.O pânico cerca o cidadão de bem que sai de casa e não sabe se retornará para sua família, não é dificil presenciarmos relatos de pais e mães de famílias que foram aterrorizados por criminosos sem ter como se defenderem. O governo não investe o necessário para que o setor de segurança pública acompanhe o crescimento da violência,os policiais Militares e Civis recebem um salário indgno pelo trabalho que prestam ao cidadão. Falta equipamentos, pessoal, e as vezes o apoio da sociedade, que por exemplos ruins de policiais que não honram a farda que vestem, colocam em dúvida o trabalho e a credibilidade da corporação. A esperança da paz dimunui enquanto cresce o poder dos criminosos,Há falhas na assintência social, na educação, no combate à pobreza e destribuiçaõ de renda realizados pelo governo.Contudo isso, à paz social está bem distante de ser alcançada.

    Portanto, é preciso que o Código Penal Brasileiro seja revisto, com o objetivo de punir os crimes da forma mais severa possível e acabar com a sensação de impunidade dos criminosos.E que haja empenho maior do governo em erradicar nossos problemas sociais e envestir mais verbas no setor de segurança pública, para que o poder execultivo tenha todo amparo para combater a violência no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danrick!

      Você apresentou boas ideias, mas é preciso diminuir o texto. Escrita a mão, essa redação ficaria muito grande, presumo.

      Tente ser mais objetivo. No primeiro parágrafo, por exemplo, não há necessidade de tantos exemplos.

      Bons estudos!

      Excluir
    2. Ok Lygia Maria, agradeço pelo apoio e atenção. Percebi que o texto ficou muito longo.logo, seguirei sua dica.
      Muito Obrigado sucesso pra você!

      Excluir
  28. A IMPUNIDADE E ÁS PRÁTICAS CRIMINOSAS NO BRASIL

    A impunidade no Brasil está se tornando um fato cada vez mais discutido na atualidade, tal fato se da por uma larga ineficiência das penas impostas aos indivíduos infratores.

    O nosso código penal está muito frágil e defasado frente a criminalidade, precisando ser refeito pra buscarmos penas mais severas diante de um contingente e assustador mundo do crime. Precisamos também que nossos governantes invistam mais em segurança pública, melhores salários, treinamentos e qualificação daqueles que são responsáveis por nossa segurança. Os policiais militares e civis sequer recebem salários dignos, não tem boas condições de trabalho e consequentemente dificultando uma digna e precisa intervenção frente a todos nós civis, fazendo com que o medo e a insegurança esteja rondando os nossos lares. Vale ressaltar que, quando um infrator é preso e condenado, ele não é punido como devia, pois as penas impostas deixam muito a desejar, facilitando uma nova prática criminosa.

    Pessoas saem de casa com medo e nem sabe se retornarão às suas casas, pois a todo momento sabemos que podemos nos deparar com delinquentes que querem nos fazer mal, pois sabem se forem pegos, nosso sistema penitenciário está muito vulnerável facilitando a sua volta as ruas.

    Portanto, precisamos de mais investimentos com segurança, um sistema penitenciário mais ofensivo e a revisão do Código Penal Brasileiro, afim de punir mais ostensivamente os criminosos do nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jakson!

      Você optou seguir pelo caminho das propostas de solução, o que é válido.

      No segundo parágrafo de desenvolvimento, o texto ficou expositivo, ou seja, você não defendeu uma opinião, apenas expôs fatos.

      Cuidado com os períodos muito longos.

      Bons estudos!

      Excluir
  29. A criminalidade vem crescendo cada vez mais no Brasil, seja pela impunidade, pelo poder judiciário lento, policia despreparada e ineficiente entre outros.
    A morosidade do poder judiciário se da na falta de profissionais qualificados, infraestrutura arcaica e ineficaz, ha também o acúmulos de processos a serem julgados por juízes onde em muitos casos acabam sendo brandos com a sentenças com medo de retaliações por parte dos acusados, pois não contam com segurança para realiza-los.
    A policia não tem muito a se gabar pois, trabalhão com instrumento antigos, na maioria das vezes despreparado onde acaba sendo ineficiente suas ações, são mau remunerados acarretando assim muita vezes dentro de sua próprias repartições tendo policiais malfeitores contando com a impunidade para auxilia-los.
    Porem o pais não deve ficar refém da impunidade, a população deve requerem de órgãos competentes leis mais severas e investimentos nos setores responsável em punir os transgressores da lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato!

      - Cuidado com generalizações. Dizer que os juízes são brandos nas penas por medo é arriscado. Não se trata de uma verdade absoluta.

      - Atenção para a escrita. Dizer "a polícia não tem muito a se gabar" é inadequado é um texto formal.

      - Atenção: "trabalham" - em vez de "trabalhão".

      - "onde" só faz referência a lugar.

      Um abraço.

      Excluir
  30. Real impunidade brasileira
    Os cidadãos brasileiros sempre criticam as leis e as normas previstas em nossa sociedade, dizendo que tal é impune e os profissionais da área de segurança publica são despreparados e não detém material de trabalho adequado a realidade.Porém esquecemos que as legislações previstas na Constituição federal e nos decretos são suficientes para garantir nossa segurança e os profissionais estão apto para prestar tais serviços a comunidade, o que na verdade ocorre e a impunidade sobre a educação deste cidadãos e o meio que estes escolhem para garantir ou suprir suas necessidades.
    Os noticiários relatam que cada vez mais ocorre o aumento da criminalidade nos centros urbanos, estes praticam tais delitos por diversos motivos. Para sanar tais questões o Estado de Minas Gerais investe em recursos humanos e na qualificação dos mesmos visando promover o combate à criminalidade.
    Assim as políticas publicas são criadas como mecanismo para enfrentar as questões latentes, juntos aos órgãos educacionais, comunidade e outros parceiros. Sabemos que a solução não está nas construções de presídio e centros de recuperação e sim na melhoria da educação.
    Enquanto nós brasileiros criticarmos os agentes de segurança publica ou as legislações esquecemos-nos de trilhar o caminho de um país desenvolvido que investe na base educacional, em moradia, transporte, saúde em condições necessária para o homem sobreviver e ser digno entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      - A introdução precisa ser mais sintética.
      - No desenvolvimento, você falou sobre criminalidade, mas não fez a relação entre crimes e impunidade.
      - Atente para a concordância.

      Bons estudos!

      Excluir
  31. Criminosos sem impunidade

    Vivemos em um país em que o crime vem aumentando rapidamente ,devido a falta de punições mais severas .Com tanta impunidade , a população fica com medo de ser vitimas desses mal feitores , que não se importa muito com a condenação , e consequentemente passa a viver no caminho do crime .
    Punições mais rígidas é o que a pessoas querem ,onde a Polícia tem cumprido seu trabalho de prender esses delinquentes e com a ajuda do povo .Sendo assim as leis devem ser aplicadas ,onde os criminosos possam pagar pelos seus atos ,de forma que a sociedade se sinta mais protegida e tranquila .E com leis mais firmes ,as pessoas passariam a temer e respeitar a vida alheia ,abaixando o índice de criminalidade e fazendo do Brasil um lugar seguro e bem visto pelo mundo.Esta claro que é um difícil trabalho para o Governo , nossos Militares e sociedade .Por isso a união de todos , causaria impacto no mundo do crime , levando a um rápido processo de desenvolvimento na área de segurânça da sociedade , para vivermos em país livre de crimes que ficam impunes diante da lei
    Diante desse fato que vivemos ,é preciso das leis serem vistas com novo conceitos ,atuando para o bem do próximo .Contudo que cada faça sua parte diante da sociedade , e lute contra a impunidade ,buscando o direito de viver tranquilo em sua respectiva região .


    Vou fazer a prova para a Polícia Militar , pode me ajudar de acordo com o texto acima .Pois preciso de uma ajuda profissional, desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edmar!

      - Atenção à concordância: "mal feitores, que não se importaM...".
      - Faça de 2 a 3 parágrafos de desenvolvimento.
      - Atenção à organização da frases.
      - "ONDE" só faz referência a lugar.

      Bons estudos!

      Excluir
  32. IMPUNIDADE E CRIMINALIDADE JUNTOS?

    No Brasil a impunidade e a criminalidade formam um par pefeito, que vem crescendo a cada dia com a população. A justiça brasileira é falha nesses casos.
    A impunidade sempre é vista pelos brasileiros e ignorada pela justiça, pois nao faz questao de que paguem pelos erros, aqueles que cometem.E se a justiça nao condena um infrator pelo seu crime, ele irá repetir outros crimes.
    A criminalidade vem acompanhada em alguns caso da impunidade, quando o crime é cometido e o criminosso nao é condenado, isto vai da a ele mais uma chance para comenter outro crime.
    No Brasil atualmente o que mais se ver em jornais, radios e outros meios de comunicaçao como a internet é criminalidade e impunidade que nao se resolve. Ate quando os brasileiros tem que enfrentar problemas como esses.
    O Brasil deveria rever sim sua educaçao contitucional, as penas por exemplo talvez poderia ser mais rigidas e eficaz para que possa ter uma impunidade e criminalidade menor do que há no Brasil.

    MEU NOME É FERNANDO, POR FAVOR ME DE ALGUMAS DICAS, POIS PRECISAREI PARA O MEU SUCESSO. TUDO DE BOM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.

      - Nos parágrafos 1 e 2 do desenvolvimento você falou a mesma coisa, só que com palavras diferentes. Fique atento.

      - Evite perguntas. Afirme em vez de apresentar questionamentos.

      - Faça um roteiro antes de fazer a redação para o conteúdo ficar mais consistente.

      Bons estudos.

      Excluir
  33. Impunidade leva à criminalidade

    Se observarmos os fatos atuais decorrentes no Brasil, notaremos que acontece impunidade quanto às práticas criminosas no país. Atualmente nos deparamos com um alto índice de criminalidade e um código penal desatualizado. Estes, por sua vez, servem de substrato para promover a impunidade, essa que está intimamente ligada com o aumento da criminalidade.

    Primeiramente, temos um aumento considerável no índice de criminalidade em todo o território nacional. Dentre outros fatores, esse aumento é devido à falta de impunidade. Para comprovar a ideia, basta olharmos o grande número de criminosos reincidentes. Esse aumento gera uma grande demanda junto aos três poderes (legislativo, executivo e judiciário), que precisará de mais recursos para combater a criminalidade.

    Posteriormente, temos um dos maiores contribuintes para gerar a falta de punição quando falamos em crimes aqui no nosso país, o código penal vigente. Esse não condiz com a realidade do Brasil, tendo em vista que, desde a sua criação, houve muitas mudanças, assim, deixando-o parado no tempo. Hoje o código está mais a favor do acusado do que da vitima. Por se tratar de um código antigo, é comum ele apresentar “brechas”, essas que são aproveitadas para gerar a impunidade quando ocorre algum delito.

    Em ultima instância, temos o fator primordial, a sensação de impunidade. Esse sentimento é o principal contribuinte com a impunidade no território nacional. Os infratores da lei observando à falta de impunidade, se predispõem a infringir a lei sem sequer ter o pavor de enfrentar um tribunal. As leis que são frágeis e tão pouco são aplicadas corretamente, dão aos criminosos o impulso que os leva a cada vez mais desobedecerem à ordem pública no País.

    Assim, visando mudar o cenário e tornar o Brasil um pais mais justo, é preciso rever alguns conceitos, como o código penal vigente. É necessário adaptá-lo com a realidade, para que possamos mitigar ou até acabar com a criminalidade, de forma a tornar a nação um local onde se possa viver em harmonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lygia, tudo bom? Desenvolvi outra redação, e gostaria muito do seu comentário, se possível. Será de grande avalia para mim seu parecer, para eu dar contunidade nos meus estudos, e focalizar nos pontos que mais necessitam.
      Desde já, meu muito obrigado e tudo de bom para você!

      Excluir
    2. Os infratores da lei observando à ''falta de impunidade'', se predispõem a infringir a lei sem sequer ter o pavor de enfrentar um tribunal

      Bom texto, mais esse ''falta de impunidade'' foi um ponto em que você cometeu um pequeno erro,no substituir esse falta de impunidade, por impunidade excessiva vc estaria de acordo com o tema principal..

      Excluir
    3. Muito obrigado pelo comentário. Realmente houve incoerência nesse ponto que eu não observei.

      Excluir
    4. Oi, Santiago.

      Gostei do seu texto!

      Houve incoerência apenas em dois momentos: um foi sinalizado pelo leitor acima. O outro ocorreu no primeiro parágrafo de desenvolvimento e se refere a mesma questão.

      Um abraço.

      Excluir
  34. IMPUNIDADE E CRIMINALIDADE JUNTOS?

    No Brasil a impunidade e a criminalidade formam um par pefeito, que vem crescendo a cada dia com a população. A justiça brasileira é falha nesses casos.
    A impunidade sempre é vista pelos brasileiros e ignorada pela justiça, pois nao faz questao de que paguem pelos erros, aqueles que cometem.E se a justiça nao condena um infrator pelo seu crime, ele irá repetir outros crimes.
    A criminalidade vem acompanhada em alguns casos da impunidade, quando o crime é cometido e o criminoso nao é condenado, isto faz com que ele tenha mais uma chance para cometer outro crime.
    No Brasil atualmente o que mais se ver em jornais, radios e outros meios de comunicaçao como a internet é criminalidade e impunidade que nao se resolve. Ate quando os brasileiros terão que enfrentar problemas como esses?
    O Brasil deveria rever sim, sua educaçao contitucional, as penas por exemplo talvez poderia ser mais rigidas e eficaz para que possa ter impunidade e criminalidade menor do que há no Brasil.

    OBS:
    Lygia vir alguns erros e corrigir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernando.

      Corrigi esse texto um pouco acima.

      Um abraço.

      Excluir
  35. Desvio de dinheiro dos cofres públicos para compra de apoio político. Policias que recebem propina para olhar para outro lado. Tráfico de drogas. Violências. Contrabando...
    No inicio de 2011 o numero de foragidos somavam 150.000, só no estado de São Pualo. O problema se encontra no codigo penal brasileiro, que ao invez de punir, garante recursos judiciais aos criminosos. Na ultima pascoa, uma media de 1.500 presos não retornaram à prisão para cumprimento da pena em regime fechado. Promotores, juizes, delegados e policias estão fazendo o que podem para colocar os bandidos atraz das grades, mas eles estão enxudando gelo, pois não conseguem punir os criminosos devido a este codigo penal que proteje, sobretudo, o bandido, mais que as proprias vitimas{...}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      - Você não se posicionou sobre o tema na introdução, apenas deu exemplos de corrupção.

      - No parágrafo seguinte, o texto ficou expositivo. Ou seja, não houve argumentação, apenas informação, como em uma matéria jornalística.

      Fique atento a esses aspectos.

      Bons estudos!

      Excluir
  36. Atualmente as práticas criminosas no Brasil
    se tornaram constantes. A impunidade e as leis que
    favorecem o infrator são alguns dos fatores que fazem subir
    os índices de criminalidade. Por consequência estamos sujeitos
    a nos deparar com situações que atualmente estão se tornando
    constantes, como o tráfico de drogas, roubos e escândalos como o mensalão.
    A sociedade está se tornando refém das práticas criminosas. O tráfico
    de entorpecentes , assaltos, estão sendo cometidos todos os dias
    e muitas vezes praticados por menores de idade, que na qual se tem certeza
    que a justiça não os afingem.
    Estamos acostumados a ver varias situações, como a de marido matando , a
    esposa, filhos matando os pais, e a vida tendo um valor insignificante. A
    certeza da falta de punição vem dos escândalos ocorridos pelas pessoas que
    estão no poder, do colarinho branco , desde Collor até os dias de hoje com
    o mensalão.
    A impunidade estimula delinquência, e com essas leis frouxas, falta de investimentos em segurança publica deixam a sociedade desestimulada, muitas vezes saindo de casa não sabendo se vai voltar vivo, ou chorando a morte de algum ente querido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas.

      - Seu texto não está ruim, mas pode ser melhorado se você produzir um roteiro.

      - Em vez de "que na qual se tem certeza que a justiça não os afingem", escreva "os quais, como se percebe, não têm medo da justiça".

      - Organize melhor as frases.

      Bons estudos!

      Excluir
  37. BRASIL SOFRE COM ATO VIOLENTO
    Ao decorrer dos tempos nosso pais foi crescendo , e juntamente a criminalidade que e um horror para a população, nós sabemos que a lei brasileira trabalha em cima dessa criminalidade, principalmente nas favelas onde acontecem a maior parte dos crimes que são chamados de uma organização criminosa e muitos desses sujeitos não são punidos pelos seus erros.
    O Brasil e toda a população passa por uma escadaria violenta, os crimes estão aumentando por causa de dinheiro? seu filho sai de casa dizendo que esta indo pra escola, e muitos não fazem o que diz para os pais , devemos conscientizar nossos filhos sobre a realidade que o mundo lá fora nos oferece.
    Como já disse o dinheiro traz coisas boas e ruins para dentro de casa, não podemos mais andar a noite por conta de ser assaltado por jovens ainda criança, ficamos sem palavras quando vemos jovens no mundo do crime, e aprendem com seus próprios amigos tendo duas opções de suas vidas ou são punidos ou são mortos em troca de tiro com a policia, mas muitos brasileiros não concordam com a lei, pessoas de alta classe que tem muito dinheiro são capazes de escapar das punições do brasileiras, como um jovem filho de um deputado pegou o carro de seu pai escondido e sai pra balada, voltando para casa embriagado, um trágico acidente envolvendo vitimas inocentes acabando em morte, mas não houve nada para o jovem,seu pai pagou a fiança e foi livremente solto, não houve punição, esse e nosso brasil .
    o que devemos fazer para ter um Brasil limpo e justo? na minha opinião o policia deve fazer pacificações pelos bairros e funciona muito bem, temos exemplos que realmente funciona, a policia juntamente com as tropas do exercito tomaram morros de facções extremamente perigosas, leis brasileiras vamos punir esses marginais para que possamos andar na rua sem medo de tomar tiro de bandido solto por ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Acácio.

      Seu texto possui alguns problemas.

      - o segundo parágrafo de desenvolvimento está muito grande. O texto ficou confuso.

      - é preciso fazer frases menores.

      - você baseou a sua argumentação em exemplos. Na verdade, o exemplo serve apenas para ilustrar a sua teoria, não é a argumentação propriamente dita.

      - Não use a primeira pessoa do singular. A linguagem deve ser impessoal.

      Bons estudos!

      Excluir
  38. Impunidade. O Secretário-Geral do Partido da República, Waldemar Costa Neto, foi condenado em regime semiaberto, por roubar milhões dos cofres públicos, o dinheiro que seria usado para construir escolas, hospitais, creches, investir em segurança, educação, etc. De fato, os que têm surrupiados milhões, têm ficado impunes em suas penas em regimes semiaberto, sobretudo, mais do que os "ladrões de leite" (termo referido àqueles que deixam de pagar pensão alimentícia).
    Outro aspecto negativo é nosso código penal que protege sobremaneira os menores de 18 anos. Como aconteceu com o jovem estudante, Victor Hugo Deppman, de 19 anos, cruelmente assassinado por um rapaz de 17 anos de idade, que já havia sido preso por outros crimes, mas não chegou a ficar 30 dias preso, como é comum em nosso país, pois são amparados pela lei da maioridade penal. Victor Hugo estaria vivo, se o menor que o alvejou com disparos de arma de fogo, tivesse permanecido preso, mas o máximo que os menores delinquentes recebem aqui no Brasil, como punição pelos seus crimes, é uma medida sócioeducativa numa das muitas Fundações Casa espalhada por todo o território nacional, que lhes dá a garantia de matar, assaltar, estuprar, provocar vandalismos e danos ao patrimônio público.
    É preciso ressaltar, que a lei da maioridade penal, foi criada em 1940. Um equivoco pensar que um jovém de hoje e o mesmo do de 70 anos atráz. Hoje temos o estímulo da tecnologia e o excesso de informações, que levam os jovens a desenvolver essa mente criminosa. O nosso Código penal está absoleto.
    Como se já não bastasse, tem ainda a lentidão da justiça, como aconteceu com o caso do jogador Edmundo. Ele estava dirigindo seu automóvel em alta velocidade, se envolveu em um acidente, causando a morte de pessoas inocentes. A justiça não conseguiu julga-lo, a pena prescreveu sem puni-lo pelo crime cometido contra as vítimas e aos parentes das vítimas. Esse Código penal dá garantias aos criminosos, como na lei que impede a polícia de fazer apreensão de cinco dias antes do período eleitoral até 48 horas depois. Muitas das vezes, o criminoso vai paras as ruas. Acorreu no caso do Mizael Bispo, acusado de matar a ex-namorada, Mércia Nakashima. Mizael ficou livre por um pedido de Habeas Corpus e por muito tempo, ficou foragido, dificultando o trabalho do Estado em fazer sua apreensão.
    Assim, como vivemos em um país democrático, o Estado deveria corrigir nosso Código Penal fragilizado. Porque as pesquisas e enquetes feitas em vários sites apontam que a maioria defende mudanças como a diminuição da maioridade penal, aumento de penas e diminuição dos direitos dos criminosos.. Onde está a democracia?
    Deviríamos seguir os exemplos dos Estados Unidos, onde maiores de 16 anos de idade já pode ir para a cadeia cumprir pena. Nossa justiça não está cumprindo os três propósitos da punição: deve servir de exemplo para outros indivíduos, visando diminuir a sensação de impunidade; a punição levará o indivíduo a refletir sobre as conseqüências de suas atitudes e por ultimo, a retribuição do Estado ao crime, ao violador da lei, ou seja, a aplicação da pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, The Killer!

      Seu texto ficou muito grande. É preciso ser mais objetivo na escrita.

      Você deu muitos exemplos, o que é desnecessário. Exemplos servem apenas para ilustrar a teoria, não consituem argumentação propriamente dita.

      Cuidado para não usar linguagem muito emocionada ou coloquial.

      Ao final, você fugiu do tema. Enfatizou a maioridade penal e não exatamente a relação entre criminalidade e falta de punição.

      Bons estudos!

      Excluir
    2. Hoje em dia temos excesso de informação, vou me adequar. Realmente o texto fugiu do tema, não tinha percebido. Obrigado pela correção.

      Excluir
  39. LYGIA SEU SITE É UM SUCESSO E VC AINDA NAO CORRIGIU REDAÇOES DE MAIS DE UMA SEMANA???

    ResponderExcluir
  40. boa tarde Lygia
    gostei muito do seu blog e achei muito interessante esse seu trabalho e que por sinal é bastante motivador.
    vou fazer a PMMG 2013 e achei interessante vc dar alguns temas para redação.
    fiz uma rapidamente e gostaria que vc me desse sua opinião a respeito eu ficaria muito grato
    até mais


    A impunidade e as práticas criminosas no Brasil
    A impunidade é um dos fatores que mais preocupam a sociedade Brasileira, pois se vê todos os dias, independentemente de classe social. A polícia na atuação do seu eminente trabalho contra crimes e práticas ilícitas vem se frustrando dia a dia, pois vemos constantemente em noticiários e programas de tevê, depoimentos de policiais revoltados por efetuarem prisões dos mesmos criminosos várias vezes, e ainda assim, continuarem soutos.
    Com a impunidade, aumenta-se o índice da criminalidade, pois algo que não se tem punição favorece a quem os pratica.
    Recentemente no Brasil, muitas pessoas se aderiram a favor da menor idade penal, devido ao grande número de jovens e crianças envolvidas com o crime organizado e facções criminosas, consequentemente evidenciando o aumento da criminalidade. Influenciadas pela impunidade, jovens não hesitam em cometer crimes, sabendo que não pagaram pelos seus atos, ou se pagarem será de um forma leviana.
    Em relação a tais fatos surgem algumas dúvidas a esse respeito. Será a redução da maior idade penal um bom início para a redução da criminalidade? Obviamente, não.
    Não só basta aplicar leis mais severas paras os jovens, sendo que a criminalidade e a impunidade engloba um patamar muito mais complexo, e que para ter bons resultados teriam que ser feitas várias alterações no sistema prisional brasileiro, como também, a reformulação de diversas leis que se relacionam não somente aos jovens mas também a grande parte daqueles que vemos que são mais imputáveis, como político que cometem crimes e continuam em liberdade e o que é pior permanecem no poder.

    ResponderExcluir
  41. A impunidade e as práticas criminosas no Brasil.
    Sabe-se que a impunidade sempre foi a preocupação da sociedade brasileira, pois quem faz algo errado merece ser tratado de acordo com a lei penal, além do mais, se não for punido, o criminoso voltará a cometer os mesmos crimes ou até piores.
    Todos sabemos que existem leis especiais para tratar as pessoas que cometem crimes, porém essas mesmas leis podem, ao mesmo tempo, ser benéficas, por causa dos recursos que oferecem. Diariamente vemos notícias de pessoas que foram criminalmente condenadas mas que continuam livres, dando a impressão de impunidade.
    Da mesma forma, quem comete um crime e não é penalizado em tempo razoável, tem a ideia de que ficará livre e poderá cometer novos crimes, pensando que a lei "não funciona".
    Diante de tudo isso, concluímos que nem sempre os benefícios da lei criminal são bem vistos pela sociedade brasileira, dando a impressão de que os criminosos sempre saem impunes e que voltaremos a vê-los cometendo novos crimes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênia.

      Você tem um bom conteúdo. Deve, porém, tentar desenvolver mais a argumentação.

      Um abraço.

      Excluir
    2. A impunidade e as prática criminosa no Brasil
      Na minha opinião a pratica de crime no Brasil ,deveria ser mais severa ,teria que punir mais no brasil ,oque a gente mais vê ,é a impunidade para criminosos que comete crimes hediondos .Cada vez mais ,cresse o número de crimes em nosso pais,por causa dos descaso de nossos governante ,em propor leis mais severas no congresso nacional,para que possa debater mais sobre essa questão que tanto vem desaforando uma sociedade de bem, que muitas das vezes perde um ente querido ,talvez ,é até um que sustenta a família ,pois então ,deixando a em necessidade .
      O individuo a praticar um crime , ele pode ser atuado em flagrante e preso ,se esse preso não deixar ,à apresentar flagrante e tando fora do mesmo ,possivelmente ele pode responder esse crime em liberdade ,oque já acho um absurdo ,porém se for mesmo um criminoso ,sera condenado ,mais com muitos beneficio que um preso não deveria ter ,para que só assim esse bandido ,poderia refletir mais sobre atos criminosos
      Estes delinquentes que é condenado ,tem que-se prestar serviço pra sociedade mais sem a redução da pena , tem que pagar na cadeia ,e sem mordomia ,é ,tem que acabar com a impunidade no Brasil, a pratica de crime no brasil ,esta virando brincadeira ,tem pessoa sendo vitima em dia claro ,tem bandido esparramado pra quase todos os lado,aguardando a próxima vitima . Nos cidadão ,devemos exigir de nossos governadores ,que possa refletir sobre o assunto ,e que possa trazer para sociedade a dignidade de justiça plena.


      _______ola tudo bem?
      meu nome é ivair você pode corrigir essa redação pra mim ,pois eu tenho que fazer uma prova da pm mg dia 28/04/2013 ,agora ,faz esse favor ,pois quero ver a nota que voce me daria nesta ai ,para que serve de base pra mim fazer a outra,se eu passar ,voce vai ser a primeira aficar sabendo ,estou aguardando ,por gentileza ,obrigada! meu email é: msn: dieguinho486@hotmail.com

      Excluir
  42. As práticas criminosas e a impunidade no Brasil

    A Constituição Brasileira é feita com leis que regem nosso país, contra todo e qualquer crime, mais algumas delas deixam lacunas que fazem com que muitos indivíduos criminosos deixem de ser condenados, e muitos não as acatem como à própria determina.
    Vejo que não só as leis, mas também, a falta de compromisso de muitos com a constituição e com nosso país, faz com que pessoas criminosas fiquem por muito tempo livres e impunis de seus atos, podendo até estarem cometendo outros delitos.
    Com isso a nossa sociedade vem sofrendo cada vez mais, uns presos "injustamente" e outros livres, mais com um débito como nossa população. Todo e qualquer criminoso deve ser tratado como estabelece às leis, sem distinção de raça, cor , classe social,ou condição financeira. A constituição foi feita para ser cumprida e não deixar criminosos impunes.

    ResponderExcluir
  43. cristiano.

    Criminalidade e impunidade

    A impunidade presente hoje é um contexto muito preocupante, pois, vem sendo avaliado a cada dia pela prática de crimes ocorridos constantemente no Brasil.

    Além disso, muitos falam que as autoridades tem que focar mais em mudar a constituição e as leis penais do nosso país. Mas só isso não basta desse modo para que se tenha uma melhoria constante tem que haver uma mudança na base do cidadão.

    A criminalidade a cada dia começa mais cedo, vem aumentando o índice de crianças envolvendo com o tráfico de drogas, assaltos e até mesmo o crime organizado. Ou seja, a criminalidade vem crescendo por conta de o infrator saber da falta de impunidade prevista na lei.

    Ainda que ocorra a impunidade e as práticas criminosas no Brasil, para haver uma mudança, é preciso investir mais em educação para que se tenha a criação de um melhor cidadão.

    ResponderExcluir
  44. Criminalidade e impunidade

    A impunidade presente hoje é um contexto muito preocupante, pois, vem sendo avaliado a cada dia pela prática de crimes ocorridos constantemente no Brasil.

    Além disso, muitos falam que as autoridades tem que focar mais em mudar a constituição e as leis penais do nosso país. Mas só isso não basta desse modo para que se tenha uma melhoria constante tem que haver uma mudança na base do cidadão.

    A criminalidade a cada dia começa mais cedo, vem aumentando o índice de crianças envolvendo com o tráfico de drogas, assaltos e até mesmo o crime organizado. Ou seja, a criminalidade vem crescendo por conta de o infrator saber da falta de impunidade prevista na lei.

    Ainda que ocorra a impunidade e as práticas criminosas no Brasil, para haver uma mudança, é preciso investir mais em educação para que se tenha a criação de um melhor cidadão.

    ResponderExcluir
  45. Impunidade práticas no Brasil

    O crime assombra à sociedade, o medo traz desesperança perante esse retrogrado sistema penal. Fatos como esses desiludem o caminho do homem de bem, fortalecendo único, e exclusivamente os bandidos que certos das lacunas impuníveis do judiciário atuam rotineiramente nos encarcerando da sociedade.

    Temer, essa é a palavra de ordem. Estamos assombrados pela impunidade sobre os atos inconstitucionais praticados, temos à classe da sociedade bem sucedida, se trata dos marginais, os bandidos, que assolados pela impunidade se dão bem sobre as práticas de crimes, eles sobre o trabalhador, o patrimônio e a vida.

    Os efeitos dá tolerância legal sobre a vida traz mais perspectivas e margens positivas aos criminosos, dando mais projeção as mal feitorias para com a sociedade. Um caminho promissor, ou seja no ponto de vista criminoso, vale a pena continuar.

    Viveremos exclusos enquanto não modificarem essas leis, teremos que nos consolar com a vida reclusos. Saber quando teremos um novo futuro mais legalista perante a ordem judiciária, não dá para ter essa percepção, uma vez que, a violência cresce, o futuro pode ser incerto em minha, em sua em nossas vidas. Temos é que somar forças enquanto às temos, para que sejamos juntos uma barreira as punições ilegais da atual constituição.

    ResponderExcluir
  46. A impunidade e as prática criminosa no Brasil
    Na minha opinião a pratica de crime no Brasil ,deveria ser mais severa ,teria que punir mais no brasil ,oque a gente mais vê ,é a impunidade para criminosos que comete crimes hediondos .Cada vez mais ,cresse o número de crimes em nosso pais,por causa dos descaso de nossos governante ,em propor leis mais severas no congresso nacional,para que possa debater mais sobre essa questão que tanto vem desaforando uma sociedade de bem, que muitas das vezes perde um ente querido ,talvez ,é até um que sustenta a família ,pois então ,deixando a em necessidade .
    O individuo a praticar um crime , ele pode ser atuado em flagrante e preso ,se esse preso não deixar ,à apresentar flagrante e tando fora do mesmo ,possivelmente ele pode responder esse crime em liberdade ,oque já acha um absurdo ,porém se for mesmo um criminoso ,sera condenado ,mais com muitos beneficio ,que um preso não deveria ter ,para que só assim esse bandido ,poderia refletir mais sobre atos criminosos
    Estes delinquentes que é condenado ,tem que-se prestar serviço pra sociedade mais sem a redução da pena , tem que pagar na cadeia ,e sem mordomia ,é ,tem que acabar com a impunidade no Brasil, a pratica de crime no brasil ,esta virando brincadeira ,tem pessoa sendo vitima em dia claro ,tem bandido esparramado pra quase todos os lado,aguardando a próxima vitima . Nos cidadão ,devemos exigir de nossos governadores ,que possa refletir sobre o assunto ,e que possa trazer para sociedade a dignidade de justiça plena.

    ResponderExcluir
  47. A impunidade e as práticas criminosas no Brasil
    Sabemos que a impunidade está marcada na sociedade. O crime aumenta cada dia nas cidades, no entanto a lei tem seus respectivos preceitos perante o individuo. A menor idade tem que ser discutida diante de tantas mortes. Os esforços diante da segurança nas ruas, eventos e esportes.
    É incrível o que vem acontecendo temos a sensação de insegurança o tempo todo nas ruas onde filhos matam pais e se perdendo na escola com influências pouco desejáveis aos pais. As marcas estão pregadas no peito de cada brasileiro que pede chega a violência num país com grandes fronteiras no qual faz o possível para reforçar ao máximo a segurança.
    No entanto é preciso mais que reforçar a política de segurança publica é ter reformas na parte penal para obter mais êxito nos julgamentos e com isso punir os menores, e não deixar eles parado nas selas o obrigando de fato a fazerem trabalhos sociais diante a lei. È fazer com que a lei propriamente já existente funcione neste Brasil.
    Com que já sabemos a impunidade é marcada diante de crimes, a lei penal reformulada vai se filtrar até na menor idade dando mais êxito as discuções e melhorando o poder policial.

    ResponderExcluir
  48. A injustiça na leis brasileiras

    A grande quantidade de crimes impunes no Brasil, amedronta parte da sociedade. É contribui para o aumento da criminalidade, pois parte dos meliantes não são punidos ou tem, penas leves para crimes bárbaros.
    É notório que esta situação ocorre por falta de um código penal contemporâneo, que condiz com realidade dos dias atuais, e não de um conjunto de lei que ultrapassou mais de sete décadas. Vivemos em um país onde se tem mais assassinado que com nações em guerra como Irã e Iraque, e na maioria das ocorrências os delinquentes acabam ficando impune.
    Percebe-se por meios dos veículos de comunicação um grande apelo social, por um novo código penal, a fim de diminuir o auto índice de violência e que condene justamente cada indivíduo pelos seus atos. Dessa forma a população terá mais seguranças e bandidagem punição adequada para os crimes.
    Portanto, é necessário um maior envolvimentos da sociedade cobrando do poder público medidas de urgência no combate as falhas existentes na justiça brasileira. Vale salientar que desta maneira teremos uma sociedade melhor para se viver e que cumpra
    o diz “quem com ferro feri com o ferro será ferido”.

    ResponderExcluir
  49. Realmente o ser humano, tende a ser sem limites, e uma vez que o devido limite não é aplicado, fica ai a sensação de liberdade. Toda vez que o ser humano faz algo ilegal, e não é punido por isso, esse ato torna constante na vida desse ser humano, ou seja, torna rotina. Por isso é preciso que a lei seja realmente aplica, seja cumprida, para que os seres humanos não se acostumem a ter uma vida sem regras, sem leis.
    È importante que eles saibam que para cada ação ilegal, terá uma reação de punibilidade.
    Esse grande problema começa dentro de cada, muitas vezes na infância, quando criamos nossos filho sem limites, e não os ensinamos a ouvirem não. e o problema se arrasta pelas escolas, quando os professores deveriam reprovar alunos com notas baixas, mais sempre eles lançam uma nota de conceito ou algum tipo de trabalho que no final das contas todos que são frequente em sala de aula, passam de ano. Isso gera um pensamento de que independente de estudar ou não, basta ir as aulas que passaram de ano, com isso, tira o pensamento de mudança de vida e de comportamento dos maus alunos, apenas estimulam as mas atitudes destes, com isso, temos uma sociedade de pessoas, com formação escolar, porem sem conteúdo, muitos não sabem o que é ética e moral, outros nem se quer sabem o que e certo ou errado, ou se sabem, não sabem porque não devem fazer, ou a consequência se fizerem algo errado, ou ilegal. Isso por que não tiveram limites, não ouviram não quando deveriam, nem foram corrigidos quando necessário.

    ResponderExcluir
  50. A impunidade e as práticas criminosas no Brasil.


    É assustador como o aumento de crimes cometidos por adolescentes cresceu em nosso país. Isso mostra como as nossas leis estão ultrapassadas, dando um ar de impunidade para a população e de facilidade para os adolescentes infratores. É preciso que as autoridades criem leis mais severas onde se podem ser aplicáveis para menores de 18 anos de idade.
    Todos os dias são mostrados nos noticiários da televisão e de jornais, crimes que foram cometidos por menores, mas o máximo que o delinquente recebe são medidas sócio educativas como trabalho comunitário ou doação de cestas básicas. As leis do Brasil favorecem muito os menores de idade a cometerem crimes, onde dessa forma, abre uma brecha para os criminosos mais velhos, requisitarem o "trabalho" desses garotos.
    Novas leis são votadas a todo instante, algumas banais, outras necessárias, mas nada se faz a este respeito. As autoridades tem que criar meios mais severos para os infratores menores, para que assim possam "sentir" como este lado que escolheram não é bom, e para que assim, estes delitos não sejam vistos pela sociedade como impunes.
    O melhor meio para se banir este problema é a punição severa. Um(a) garoto (a)só aprende o que é certo ou errado depois de passar por isso, e se o castigo for ruim, ninguém gostara de retornar a faze-lo de novo. Apenas assim a impunidade para menores criminosos terá um fim.

    (Toma que esteja razoável)

    ResponderExcluir
  51. #A impunidade no Brasil é tão explicita quanto à certeza que os criminosos têm que não serão punidos à altura de não valer a pena o ato criminoso devido às possíveis vantagens que o crime proporciona ao individuo.
    #As facilidades de se desviar das penas impostas nas lei brasileiras, de uma maneira clara, acaba sendo um incentivo a criminalidade de uma sociedade cada vez mais refém de uma situação que parece ser irreversível.
    #Alem de mudanças nas leis a fim de punir com severidade e inteligência os marginais que atuam hoje, e um eficiente combate na base que influencia a introdução a esse mundo atrativo a jovem despreparados para um mercado de trabalho que acabam sendo atraídos por ‘dinheiro fácil’.
    #Provavelmente a mais eficiente política para remediar a criminalidade não seja a eficiência na pena, mas na prevenção para que os jovens e crianças não ingressem na bandidagem com políticas voltadas para a educação e formação do cidadão, pois o individuo bem preparado para um mercado de trabalho, consciente de seus deveres e obrigações na sociedade, automaticamente ira se afastar do mundo do crime.

    #:paragrafo.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  52. ]O aumento da insegurança dos cidadãos está presente cada vez mais no Brasil. Muitos crimes como tráfico de drogas e assalto vêm amedrontando a sociedade. Um grande fator para o aumento dos crimes é a impunidade a muitos criminosos.
    ]Assaltos a comércios e o aumento do tráfico de drogas preocupa os cidadãos que buscam sempre estarem seguros. Estas práticas criminosas causam uma grande insegurança na sociedade pois colocam em risco a vida dos seres humanos.
    ]A impunidade aos crimes é um motivo para que a criminalidade aumente. Como, em muitos casos, não há uma punição mais severa e correta, os meliantes estão mais presentes nas ruas brasileiras. Uma revisão no Código Penal é uma discussão atual para acabar com a impunidade.
    ]A falta de punição está diretamente ligada ao aumento das práticas criminosas. Portanto, uma melhora no Código Penal resultaria em mais segurança aos cidadãos devido a esse não punir devidamente os meliantes e estes propagarem a falta de segurança no Brasil.

    ] = paragrafo
    Tá ai, num fiz muuuita coisa não, mas em no máximo 1h foi o que deu. Por favor de sua opinião sobre a redação. ABÇ e BJO

    ResponderExcluir
  53. O COMBATE A IMPUNIDADE

    A impunidade esta se tornando algo cada vez mais difícil de aceitar,esta tomando conta de tudo e de todos,ainda mais se tratando de ações criminosas.
    O índice de criminalidade esta cada vez maior,principalmente entre os menores de idade
    seja relacionado ao crime de tráfico ou crimes de homicídios dolosos.
    Como ainda não existe nenhuma lei que mantem o menor de idade preso,ele se sente impuni para cometer os atos ilícitos.
    Pensando neste grande problema a Secretaria de Defesa Social,lançou o programa de controle de homicídios FICA VIVO.Este programa tem por objetivo controlar e prevenir a ocorrência de crimes entre os menores.
    A policia tem uma grande participação neste projeto,usando de intervenção estratégica e proteção social,agindo de forma preventiva,com isso diminui-se a criminalidade entre os jovens.

    ResponderExcluir
  54. É incrível, a cada dia que passa a violencia em nossa sociedade provoca números ainda mais assustadores, alias chega a ser difícil dizer o que é mais assustador se a violência ou a impunidade dos delinqüentes.
    Porém chega a ser hipocrisia apresentar apenas um ou dois culpados para tal consequência,e claro pois ate nos, equanto sociedade tempos papel duplice nesse caos; tanto como agressores quanto agredidos.
    Mas diante dos fatos é impossível não ficar indignado com o descaso das autoridades competentes . um grande é São Paul , uma grande metrópole onde cerca de 92% dos crimes ficam impunes devido aos atrasos nos processos judiciais.
    Buscar uma solução prara um problema desse porte não e algo facil , e envolve a colaboracão da sociedade,, policiado a si mesma ate nos pequeno delitos, com ética, equanto os órgãos competentes por sua vez ficam incumbidos de preecher as lacunas dos sistema juridico vigente no pais, pois uma constituição nos temos, o que falta e coloca-la em pratica punindo com justiça os que com a justiça faltaram.

    ResponderExcluir
  55. Uma adequada remuneração dos profissionais da área de
    segurança já constitui em si mesma, uma eficaz
    medida preventiva de efeito social.

    A adequação remunerativa de efeito social
    A adequada remuneração dos profissionais da área de segurança pode ser vista como uma forma de medida preventiva uma vez que, a mesma acarreta no bom desempenho do profissional, tendo em vista que a chances deste se corromper, comprometendo o efetivo serviço da área da segurança, e até mesmo causando futuro prejuízo ao nome da corporação, são menores com uma remuneração condizente com as funções e responsabilidades elencadas a eles pela nossa Constituição Federal.
    O número de policiais que aceitam propinas de acordo com divulgação da mídia, tendo um dos motivos à baixa remuneração, vem aumentando significativamente nos últimos anos. Isso se torna preocupante tanto para o Estado quanto para a população, já que ambos são atingidos direta ou indiretamente por tal fato.
    Isso nos faz refletir se é justificável a aceitação da propina por parte do policial, mas também nos leva a questionar por que a policia e demais profissionais públicos não ganham de acordo com a importância de sua função.(?)
    Temos sim que levar em conta o baixo salário do profissional, mas nunca fazer disto uma justificativa para corromper-se, ou faltar com as atribuições a ele outorgado. Há modos de revindicar por melhor remuneração sem ter que optar pelo modo ilícito, contradizendo com o papel da policia na sociedade, que é combater o crime e não fazer parte dele.
    Dúvida com título
    Att. Maria Isabel.

    ResponderExcluir
  56. Quais seriam as principais causas de impunidade no Brasil.

    hoje em dia, sempre que ligamos ligamos a TV, vemos cada vez mais noticias sobre crimes ediondos de todas as espeçies, ou crimes banais que outrora não eram tão cometidos.
    um exemplo que ainda temos bem vivedos em nossa mente, foi o caso do estudante de São Paulo, que foi morto mesmo após entregar seu aparelho celular, e sempre que nos deparamos com notiçias assim, nos perguntamos, por que isto aconteçe.
    Dentre as causas mais debatidas e comentadas ultimamente, seria a redução da maioridade penal, muitos defendem que deveria ser reduzida para dezesseis anos, pois a sensação de impunidade que estes jovem sentem, os estimulariam a cometer mais crimes, e os maiores de dezoito se estimulariam a usalos.
    Com todos esses dados, chegamos a grande pergunta. Será que com a maioridade penal diminuindo, casos assim, seriam menos provaveis de acontecer, pois o criminoso com medo de responder, ha pena total de seus atos, reteriam seus atos, com medo da punição.



    não sei se seria permitido terminar a redaçao com uma pergunta mesmo que esta seja de reflexão.
    vou fazer a prova da pmmg dia 28 sei que ja esta em cima da hora mas se puder me responder agraço.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  57. A impunidade e as práticas criminosas no Brasil.

    Por causa da impunidade brasileira, o meliante é preso e solto logo em seguida, pelo simples fato de não ter antecedentes criminais e muitas vezes por não termos um sistema carcerário de qualidade. A população aterrorizada por fatos que se repetem a todo tempo, muitas vezes com medo de denunciar, se envolver e até mesmo chamar a polícia, com medo de se deparar com essas pessoas de novo e o crime se repetir por vingança, que é um caso normal no Brasil. Além desse terror causado por falta de um bom sistema carcerário,acontece uma espécie de retrabalho para a polícia que trabalha duramente para pacificar todos os lados da sociedade, tendo então que se preocupar com meliantes novos e antigos que já passaram pelas mãos da polícia, que deveriam estar presos, causando mais medo e terror nas pessoas de bem que conhecem bem nosso sistema carcerário problemático e pobre. A justiça tende a diminuir o tempo de prisão e até soltar a pessoa pela gravidade do crime, pois os direitos humanos não deixa que o ser humano passe por situações constrangedoras e de descaso.
    No brasil não é natural se vê inaugurações de penitenciárias e cadeias, que seria uma grande arma contra o crime.

    ResponderExcluir
  58. Ainda é possivel acabar com a impunidade

    O crime no Brasil vem tornando-se uma prática muito comum nos dias atuais, tais como roubos, sequestros, assassinatos e entre outros diversos crimes, junto com estes crimes cresce também uma outra prática que torna-se pior que estas, a impunidade, uma prática onde você está impedindo que os criminosos cumpram a pena que lhes seriam posta, ou seja, decretada, com base nos crimes cometido por estes, mas infelizmente no Brasil a realidade é essa, as pessoas não cumprem o tempo total da pena que deveriam de fato.
    O Brasil é um país de grande porte, onde se inclui dentro do G-20, o grupo dos 20 países mais desenvolvidos do mundo, possui um índice de desenvolvimento bastante considerável relacionado a muitos países, mas o índice de criminalidade deste, em uma determinada faixa de tempo é muito grande e por isso, bastante assustadora. No Brasil a realidade é que as pessoas cometem um certo crime em um dia e no outro já estão em liberdade, vivendo nas ruas como se não tivessem cometido nada. Essa é a triste realidade do país, um país onde a impunidade já virou rotina na vida de todos, essa é uma das principais causas de no Brasil os índices mostrarem ser um país onde atualmente existem muito mais idosos do que jovens, explicando-se pelo fato dos jovens se perderem no mundo do crime e como consequência acabarem tirando sua própria vida e a de outras pessoas, principalmente jovens.
    Atualmente, existem muitas leis fortes que proíbem a prática de muitos delitos e decretam o cumprimento total das penas, mas infelizmente estas, não estão sendo cumpridas corretamente, muitas pessoas estão burlando certas leis, e as autoridades estão deixando isso acontecer, estão se acomodando a estas idéias, deixando de aplicar a verdadeira punição a quem realmente deveria cumprir todo o tempo que a este foi destinado por meio de um decreto judicial. A impunição nos dias atuais no Brasil como já dito anteriormente, é algo muito comum, mas esta pode sim ter um fim, basta cada um tomar consciência disso, tomar consciência de que o seu papel na sociedade é de extrema importância, e sempre lembrar a solução não parte só de uma pessoa ou de uma simples lei, mas sim, parte de cada um, pois a ação de cumprir a lei com responsabilidade, decência e compromisso, deve partir de cada um.

    ResponderExcluir
  59. “A impunidade e as práticas criminosas no Brasil”.

    ATUALMENTE NO BRASIL TRATAR DE SEGURANÇA PUBLICA É NO MINIMO UM ASSUNTO BASTANTE POLEMICO, TEMOS A CERTEZA DE QUE COM O AUMENTO DA POPULAÇAO CONCEQUENTEMENTE OS PROBLEMAS TAMBÉM DEVEM AUMENTAR SIMULTANEAMENTE, PRA ISSO É PROPOSTO UMA ESTRUTURA E CONOMICA PARA SANAR AS DIFICULDAES, TUDO GIRA ENTORNO DA ADIMINISTRAÇAO DO DINHEIRO PUBLICO, PRECISAMOS MESMO É SABER QUESTIONAR A NOSSA EXISTENCIA COMO CIDADAOS e COBRAR PARA QUE AS NOSSAS NECECIDADES SEJAM ATENDIDAS.

    com o aumento das cidades e a evoluçao do nosso pais, claro que fica evidente a falta de acompanhamento por part das leis, como todo sistema, sempre é necessario reparos, atualizaçoes para acompanhar o crecimento e desenvolvimento da populaçao, nao seria diferente aqui no Brasil , as leis bresileiras precisam ser revistas,precisam de reforma pra que possam enquadrar no atual modo de vida de cada um. temos todos os dias nas ruas policias e autoridades brasileiras altamente capacitados para lidar com os mais diversos tipos de situaçoes e problemas, temos equipamentos de ultima geraçao para atuar a nosso favor, a policia militar de minas esta entre as melhores do pais, pelo seu efetivo e treinamento., ai voce se pergunta entao porque a violencia esta tao alta com todo esse treinamento e preparo da policia? a resposta é simples, o problema sao as leis e nao a policia.isso porque hoje no brasil algumas leis sao brandas de mais ou até mesmo sem efeito e fiscalizaçao, o cidadao que infringe lei e por ai vai deu preguiça de continuar
    de hora de trabalhar

    ResponderExcluir
  60. Bom Dia Ligia,
    Prestarei concurso para pmmg- Especialista e estou com mitas dúvidas na redação.com qual frequencia vc responde aos psts? gostei demais das sua dicas e quero lhe enviar uma redação.

    ResponderExcluir
  61. A banda brasileira,Tribo de Jah,pontou sobre a impunidade, dizendo que é um problema grave, e a face mais falha da sociedade, é o lado mais sujo do sistema. E com essas palavras a banda simplificava o gosto amargo que o sentimento, impunidade,provoca na boca e história.
    Conta a história que em 1500 no Brasil, os colonizadores portugueses em suas caravelas, tiveram contato com os nativos. Foi nesse contexto histórico que a impunidade primeiramente atuou. Os índios tiveram suas cultura rachada pela catequese, suas terras extraídas riquezas, e seus povos quase que aniquilados pelos diversos confrontos. Os culpados dos atos ilícitos se enriqueceram e sobe o olhar de Portugal são heróis de além mar.
    Trazidas nas caravelas a impunidade se criou e se tornou um problema grave, da sociedade, do lado sujo do sistema, e com várias faces, Mensalão, Mensalinho e Propinaduto.
    Mas o Gigante acordou e foi para as ruas protestar, pressionar a impunidade voltar de onde saiu. Mostrando reflexos, com exemplo, no Mensalão, que teve 12 acusados com ordens de prisão.
    Somente com mudanças de atitudes e que se poderá mudar o Brasil de todos.

    ResponderExcluir
  62. Impunidade

    A impunidade e um fato que intriga o povo nos dias atuais. As leis são brandas e os infratores observando esse fator,não cessam suas atividades criminosas.
    Hoje dependendo do crime, quase não existe punição, isso devido a grande população carcerária. Para amenizar o problema, as penas são diminuídas para evitar as superlotações nos presídios.
    Para melhorar esse fator, temos que incentivar a colocar nas escolas planos de defesa ,ou seja mostrar para os alunos desde o primário que o crime não compensa e incentiva-los a seguir um caminho justo longe do caminho do crime . Muitos não seguirão o caminho devido ao meio em que vive,onde se pode observar que o meio muitas vezes e que faz o indivíduo a seguir o caminho do erro. Também tem a questão familiar, onde os pais são responsáveis pela criação do filho e devem começar a puni-los dentro de casa quando cometerem pequenos delitos. Aos governos, cabem a construção de sistemas prisionais para tentar diminuir as superlotações.
    E assim todos fazendo a sua parte, teremos um país melhor para viver.

    ResponderExcluir
  63. Lygia Maria Poderia Passar seu email para enviar algumas redações para corrigi-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Aproveite o conteúdo do blog para estudar e se inspirar. Há bastante orientação útil para a sua preparação. Não recebo redações por e-mail. Este é um serviço que ofereço algumas vezes por ano profissionalmente. No momento, não estou fazendo esse trabalho. Um grande abraço e bons estudos.

      Excluir
  64. “A impunidade e as práticas criminosas no Brasil”.

    No brasil deveria ter penas mais rigorosas , poderiam aumentar os anos das penas para entorpecentes, traficantes , ladrões , tinha que ter pena de morte para determinados crimes como o estrupo , mal tratos aos idosos , crianças . Se a lei fosse mais rigoroso e justa assim as pessoas, pensaria muito antes de cometer qualquer tipo de ato que prejudicasse ele no presente e no futuro , mais para isso acontecer a presidente tem que mudar muitas coisas como a vigilância o policiamento ,não adianta mudar a lei e não capacitar pessoas para trabalhar nas áreas.Para isso acontecer eles tenham que investigar muito para saber quem cometeu certo tipos de crimes , pois se não investigarem direito e não cumprir a lei vai morrer muita gente trabalhadora e inocente porquê essa lei que temos hoje em dia ela não é cumprida de forma regular , na constituição diz que todos nós seres humanos temos direitos iguais , quanto o homem ou a mulher , indiferentes das raças , cores , religiões , pobres ou ricos , e não é isso que nós presenciamos hoje , se uma pessoa rica comete algum crime seja ele qual for , ela não vai ficar presa , sabe porquê ?
    Porquê ela tem dinheiro para pagar um advogado e pagar uma fiança, e por cima de tudo mentir dizendo que não cometeu nenhum tipo de crime e que é inocente isso só para não ficar presa e não responder por seus atos . A impunidade vem crescendo cada vez no país , o policiamento em vez de melhorar está é piorando cada dia mais , porquê alguns policiais não cumpre a lei como deveria ser cumprida por esses motivos a impunidade está tomando conta do brasil .

    ResponderExcluir
  65. A impunidade e as práticas criminosas no Brasil

    É notório que as práticas criminosas e a impunidade no Brasil são, entre outras, umas das maiores causas de insatisfação na sociedade contemporânea. Principalmente pelo motivo de serem, cada vez mais, recorrentes entre os jovens ainda menores de idade. A falta de legislação eficiente para combater e colocar fim nessas causas, acaba deixando o povo desacreditado no governo e por vezes, acaba fazendo justiça com as próprias mãos.
    Sabe-se que a impunidade é algo realmente presente na sociedade brasileira. Sobretudo entre os menores de idade, que sabem que não existem penas rigorosas previstas na lei para eles, e usam dessa prerrogativa para cometerem atrocidades com a certeza de que não serão punidos de forma grave. Pode-se ver, facilmente, nos jornais e programas de televisão que o número de adolescentes que ingressam para o crime organizado ou para tráfico de drogas é cada vez maior, e essa estatística aumenta a cada dia. É de se esperar das autoridades competentes uma mudança urgente na legislação pertinente a esses casos. Assim, a população é a parte diretamente interessada para exigir dos governantes novas propostas de leis, que visem abolir de uma vez por todas a impunidade presente nos crimes praticados em todo o País.
    As práticas criminosas no Brasil são, por demais, diversificadas, existem quadrilhas especializadas em todos os tipos de crimes, desde assaltos a bancos até golpes fraudulentos contra os aposentados. O assalto ao Banco Central foi o maior assalto da história do País, um fato que ainda não foi cem por cento solucionado e com o passar dos anos ficará mais difícil para as polícias elucidarem o caso. Espera-se do governo que invista melhor os recursos arrecadados com os impostos, em políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento educacional dos jovens brasileiros. A educação é a única solução cabível para por um fim definitivo na criminalidade que assola o Brasil.
    Diante disso, temos que a impunidade e a criminalidade no Brasil é fato verídico que amedronta o povo, entretanto, há o que se fazer para reverter esse quadro, o que falta é algo chamado: planejamento.

    ResponderExcluir
  66. Brasil:um país de muitos crimes

    A criminalidade no Brasil vem aumentando cada vez mais.O crime está em cada canto do país,e infelizmente nem todos são punidos,pois há muita burocracia e até mesmo falta de experiência de alguns agentes para solucionar um crime.
    Além de ser um país burocrático,não tem muitas leis cabíveis para que a punidade aconteça com todo criminoso.Se continuar assim,como será o Brasil daqui uns cinco anos?Certamente será um país totalmente acabado.
    Para que a criminalidade diminua,o governo deve investir mais na educação do país,pois se as pessoas tiverem mais educação,elas serão bons cidadões para a sociedade e serão capazes de respeitar o próximo.Assim o Brasil viraria um país de respeito e com o índice de criminalidade baixo.

    ResponderExcluir
  67. "A impunidade e o crime no Brasil"

    Em nosso país é comum a sociedade reclamar da impunidade, em noticiários vemos sempre indignações da população brasileira, diante da impunidade em crimes. Isso ultimamente tem se tornado constante em nosso país, a maioria com muita repercussão, muitas envolvendo "políticos".
    Os escândalos políticos, crimes de corrupção, penas brandas, e casos que ficam em arquivo, também fazem parte de crimes sem sua devida punição. Os crimes no Brasil, falando ao todo, estão crescendo de maneira absurdamente rápida. O aumento da criminalidade teria que ser proporcional ao aumento dos combatentes.
    Algumas dificuldades do Brasil que é preciso mudar, é no sentido de melhorar a qualificação dos agentes, precisando então de uma revisão. Mas mesmo com algumas dificuldades , graças a Deus possuímos um policiamento ostensivo, que funciona. Se essas causas fossem resolvidas, acredito eu que o Brasil séria um país com crimes sem impunidade, um país que a segurança pública séria exepcional.

    ResponderExcluir