quinta-feira, 12 de abril de 2012

Redação pronta - Descanso do cavalo branco

Olá!

Quando falei com meus alunos do pré-vestibular sobre linguagem artística na redação, citei o texto que transcrevo abaixo. Na ocasião, lemos apenas a introdução e a conclusão. Agora, apresento aqui o texto na íntegra.

No momento, não analisarei a produção. Deixo-a apenas para análise de vocês. Em próxima postagem, farei os devidos comentários.

A redação foi feita para a proposta da UFBA e o tema foi o seguinte:

       Por que o homem contemporâneo tem dificuldade de viver um grande amor?

É isso!

Divirtam-se e comentem!

________________________________________________________________________________

           Descanso do cavalo branco

                 Quando o tema é o grande amor, pensa-se logo em algo inalcançável, em uma relação desejada por todos os homens, mas que mais se enquadra em um conto de fadas com personagens medievais do que na realidade do homem contemporâneo. Com isso, podemos dizer que a dificuldade em atingir essa idealização está intimamente ligada à distância comportamental entre essas duas eras.
              O primeiro dos fatores que distanciam o homem contemporâneo do medieval é a sua ansiedade. Se, para muitos, a rotina do príncipe montado no cavalo branco é algo bucólico, sereno, hoje, o homem não pára, está em constante correria para acompanhar todas as mudanças do seu mundo, E é nesse contexto que nasce nele a sensação da redução do tempo de que dispõe para se dedicar ao seu descanso, ao seu prazer. Justamente por causa dessa sensação, o homem contemporâneo vem se tornando cada vez mais hedonista, o que contrasta com a paciência de um cavaleiro que aguarda o tempo que for e suporta qualquer provação até alcançar seu final feliz ao lado da donzela, nem que seja só por alguns instantes.
              Além disso, contrapõem-se os atuais individualismo e racionalismo com os ideais românticos de afeto e abnegação. Como esperar de um homem que não consegue sair do centro de seu próprio mundo uma demonstração da importância do outro em sua vida? Como esperar que esse homem de atitudes calculadas abra mão de estabilidade para levar uma vida cheia de surpresas, com a única certeza de não estar sozinho ? O príncipe medieval sempre termina seus contos sem exatidão do futuro e depois de declarar todo seu amor.
             Contudo, a mais contrastante barreira entre essas duas "realidades" é a crise de valores vivida pelo homem que banalizou a liberdade. Pode-se até conceber que na Era Medieval faltasse liberdade, mas em circunstância alguma cogitava-se colocar em risco os valores da fidelidade, do respeito e da admiração entre um casal. A vulgarização da sexualidade desmistificou o desejo entre os amantes e, nesse cenário libertino, perdeu-se o encanto por uma novidade que já não tem mais sua surpresa.
              Dessa forma, fica fácil entender a utopia que se tornou o grande amor. Não se podem esperar moldes divinos em uma sociedade que buscou a mudança para a chamada "modernidade". E caso se queira facilitar a experiência de viver tão grandioso sentimento, armadura e cavalo branco aguardam adormecidos.

          Imagem retirada do site http://poetagerson.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html

3 comentários:

  1. Todo texto deveria cumprir o papel principal de toda ou qualquer comunicação oral ou manuscrita - a mensagem - e além disso, trazer à tona uma progressiva reflexão acerca do tema e de seus respectivos desdobramentos.
    Enfim, esse texto em especial, enfatiza de forma exímia esta mensagem, embora possua uma linguagem atípica e até mesmo REBUSCADA para grande parte de seus leitores (estimativa pessoal), em contrapartida, o mesmo usufrui de uma concepção AUTÔNOMA, VEROSSÍMEL, IDEOLÓGICA, HISTÓRICA e ao mesmo tempo CONTEMPORÂNEA. Tais características são capazes de impulsionar o tema, que por sinal, já é por si só digno de interesse e discussão.
    Deixando de lado o aspecto analítico sobre a construção do texto, e focando unicamente na concepção que EU TENHO sobre o assunto...
    Realmente, não há uma conciliação plena das duas vertentes abordadas no texto: perspectivas econômicas e pessoais, e por outro lado a questão amorosa, muitas vezes lançada para segundo plano...
    Nesse contexto, não há "CASAMENTO PERFEITO"... Não é possível aliar ou coadunar aspectos econômicos e financeiros com algo tão puro e excêntrico como o tal falado... amor...
    Não é uma questão de PESSIMISMO, mas sim de INCOMPATIBILIDADE.
    Vou defender esta tese com alguns conceitos da Química...
    Analogicamente falando, tratam-se de DUAS FASES DISTINTAS DE UMA SOLUÇÃO "X", formando como produto uma MISTURA HETEROGÊNEA, na qual visualiza-se a fase "A", a qual não se mistura com a fase "B", tal "distância uma da outra" explica o quanto são diferentes entre si.

    Legenda: A= AMOR // B= Anseios econômicos e capitalistas típicos do mundo "moderno".

    Estas são as minhas sinceras considerações.

    Abraços,
    RENAN MARQUES.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa Redação Lygia, desde o primeiro momento em que me foi apresentada e hoje relendo, admiro muito mais.
    Beijos
    Márcia Agostinho

    ResponderExcluir
  3. A redação é realmente muito bacana. O que mais impressionou-me foi a o final onde ele diz: "...E caso se queira facilitar a experiência de viver tão grandioso sentimento, armadura e cavalo branco aguardam adormecidos."

    Esse fechamento foi perfeito. Espero, um dia, adquirir habilidade similar.
    P.S. Adorei o Blog, Professora Lygia.

    PVS- KUB

    ResponderExcluir