domingo, 5 de fevereiro de 2012

Gabarito e explicação – questão modelo Enem

                             Imagem retirada do site informacaocontabil.blogspot.com

Obrigada a todos pela participação na questão publicada no artigo anterior.

Vamos agora às explicações.

Gabarito: letra C

Habilidade trabalhada na questão: Identificar as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.


Explicações:

Letra a: O uso do “r” em vez do “l”, no último texto, em “Frechada”, é uma marca característica de produções textuais pertencentes ao gênero do texto 2.

Essa não é uma opção adequada, pois os textos 1 e 2 pertencem ao gênero música. E a troca do “r” pelo “l” não é uma característica presente em todos os textos desse gênero.

Letra b: O uso do “inté” em vez de “até” constitui uma marca linguística errada, inadmissível no falar do brasileiro.

Não se pode dizer que se trata de um erro. Temos em “inté” uma variação do português padrão.

Letra c: Há, nos dois textos, marcas linguísticas que exemplificam as variações – sociais e regionais – do português padrão.

É preciso ir para a prova do Enem com esse pensamento. O português padrão é o da gramática, porém não podemos dizer que ele é a única forma de utilizar a linguagem. Há variações a esse uso normativo, como os exemplos apresentados. Resposta correta.

Letra d: Os dois textos pertencem ao gênero “licença poética”.

Licença poética não é um gênero.

Letra e: No texto 1, a alternância de “lh” por “i”, como ocorre em “véio”, já é considerado como pertencente à variante padrão da língua portuguesa.

Não. A norma gramatical não “acolhe” casos como esse.  

*****************************************************************

Nas últimas provas do Enem, esse conteúdo esteve presente. Acredito que também estará no próximo exame.

Se alguma dúvida permanecer, postem nos comentários.

Até mais!

2 comentários:

  1. Só uma dúvida, Lygia.
    O gênero do texto não pode ser definido de forma menos abrangente do que música?
    O tipo de linguagem utilizada em uma ópera, por exemplo, é diferente da comumente utilizada em um repente, ou em um samba, como no exemplo dado. A música do Adoniran Barbosa é marcada por essa linguagem popular e construções do tipo de "nós fumos e não encontremos", "vortemos com uma baita de uma réiva", "dando vorta em vorta da lâmpida", etc, são comuns e até mesmo esperadas tanto em suas composições como nas de outros autores do mesmo estilo. Desse modo o seu estilo não pode ser descrito como um gênero textual à parte?

    Concordo com seu gabarito, a opção c é a mais adequada, mas a definição do que são gêneros textuais sempre me pareceu meio obscura.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Frederico! Concordo com você. Definir o gênero do texto como "música" é abrangente demais, porém, para que a opção A fosse a correta, a especificação citada por você deveria estar explícita, o que não ocorreu. Além disso, se formos analisar qualquer gênero textual, vamos encontrar gêneros à parte. Mas achei ótima a sua análise! Seria interessante que outras pessoas opinassem por aqui sobre essa questão levantada por você.
    Um abraço!

    ResponderExcluir