quinta-feira, 25 de abril de 2013

Redação concurso ANS


Estão abertas as inscrições para a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar -, e a redação estará presente no concurso.

Segue trecho importante do edital:

A prova discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando tópicos relevantes do mundo contemporâneo, divulgados por meios de comunicação, concernentes aos campos da política, economia, sociedade, cultura, tecnologia e saúde pública e privada no Brasil.

Apresento abaixo o tema que caiu na redação do  concurso em 2007. Proponho que vocês interpretem a proposta e digam nos comentários como fariam a redação. Na próxima postagem, apresentarei meus comentários sobre o tema. Até lá.

“Muitas pessoas, hoje, mantêm familiaridade com o funcionamento da internet, além das que cresceram com ela. Na rede convivem a comunicação privada, o compartilhamento entre amigos e pronunciamentos públicos. Representantes da Justiça, algumas vezes, entenderam que a internet pode causar danos morais às pessoas, com invasão de sua privacidade.

A polêmica está estabelecida e é real. A questão que se coloca é: deve haver ou não censura na internet?

Desenvolva suas idéias em um texto dissertativo, argumentando em defesa de sua posição”.



12 comentários:

  1. professora boa ideia: Gostei muito do jeito que vossa pessoa coloca os assuntos e aborda os temas; assim vç está contribuindo de uma forma singela ou simples para que muitos alunos perdem o medo de prestarem um concurso quando este exige redação.Hoje me valho das dicas que vç me passou.
    um grande abraço.
    Vilson de Ávila
    Bento Gonçalves-RS

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vilson!

    É sempre motivador ler comentários como o seu.

    Obrigada!

    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  3. OI PROFESSORA.TD BEM?? EU VOU FAZER O CONCURSO ESTE ANO DA ANS, ENTÃO VIM PROCURAR NO GOOGLE POSSÍVEIS TEMAS QUE PODEM CAIR NA REDAÇÃO, AI CLIQUEI NO 1 LINK QUE APARECEU E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA FIQUEI SURPRESA POR SER O SEU BLOG, BEM DEIXE-ME EXPLICAR.. RSRS EU FIZ PRÉ-VESTIBULAR NO Instituto Educacional Sarah Kubitschek - Campo Grande.E VC FOI MINHA PROFESSORA EU GOSTAVA MUITO DAS SUAS AULAS, ENTÃO FOI FICAR GRUDADA NESTE BLOG PQ O QUE MAIS ME PEGA EM CONCURSOS É REDAÇÃO, ESTOU TBM NO SEU ORKUT( RACHEL AMARO DE OLIVEIRA)DEPOIS VE LÁ.. RSRS GOSTEI MUITO DE TE ENCONTRAR AQUI TBM,NÃO VOU LARGAR ESSE BLOG MAIS. BJS

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rachel!!

    Que legal você ter me encontrado!!

    Fico contente por você ter gostado do blog.

    Um abraço.

    Lygia Maria

    ResponderExcluir
  5. Professora, boa tarde. Gostaria muito que vc postasse sempre temas possíveis de redação de atualidades, principalmente quando cobrado pela banca Cespe. Obrigada! Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora.

      Vou postar algum tema da Cespe e, talvez, propor que algum leitor escreva a redação.

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  6. Ola professora nesse tema dado pelo ultimo concurso da ans seria possível abordar os riscos que as pessoas se expõem ao se conectarem, como por exemplo uso de imagens pessoais sem autorização, crimes de falsos sites de bancos, enfim a partir desses tópicos é possível chegar a necessidade de se haver a censura na internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Falar sobre crimes para defender a censura na internet é possível, porém, não acho adequado que esse argumento perpasse toda a redação.

      Um abraço.

      Lygia Maria

      Excluir
  7. Olá professora Lygia Maria, eu também pretendo prestar o concurso da ANS. Já fiz outros concursos para outras áreas, mas não tive que fazer redação em nenhum deles. Sempre tive dificuldades com redação, principalmente no desenvolvimento do tema, na argumentação. Fiquei por muito tempo sem entender que uma redação é a defesa de um ponto de vista, porém, enbasado em fatos que todos conheçam e em argumentos que todos entendam. Não estou seguro se é isso mesmo, gostaria de sua opinião. Agradeço se responder. Meu nome é Givanildo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Givanildo.

      Sim. No texto argumentativo, você deve se posicionar sobre o tema e, em seguida, apresentar argumentos que comprovem esse ponto de vista.

      Um abraço.
      Lygia Maria

      Excluir
  8. Professora meu nome é Rafaella eu já vi o programa do concurso inteiro,mais estou muito preocupada com a redação,ñ sei se o tema pode ser relacionado a essas manifestações ou relacionado a ans e seu propósito na defesa dos consumidores,me dÊ uma luz por favor,agradeço,um abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rafaella.

    As duas possibilidades existem. De acordo com o edital, todos esses temas podem aparecer.

    O importante é treinar e estar preparada para qualquer proposta.

    Um abraço.

    ResponderExcluir