quinta-feira, 25 de abril de 2013

Redação concurso ANS


Estão abertas as inscrições para a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar -, e a redação estará presente no concurso.

Segue trecho importante do edital:

A prova discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, abordando tópicos relevantes do mundo contemporâneo, divulgados por meios de comunicação, concernentes aos campos da política, economia, sociedade, cultura, tecnologia e saúde pública e privada no Brasil.

Apresento abaixo o tema que caiu na redação do  concurso em 2007. Proponho que vocês interpretem a proposta e digam nos comentários como fariam a redação. Na próxima postagem, apresentarei meus comentários sobre o tema. Até lá.

“Muitas pessoas, hoje, mantêm familiaridade com o funcionamento da internet, além das que cresceram com ela. Na rede convivem a comunicação privada, o compartilhamento entre amigos e pronunciamentos públicos. Representantes da Justiça, algumas vezes, entenderam que a internet pode causar danos morais às pessoas, com invasão de sua privacidade.

A polêmica está estabelecida e é real. A questão que se coloca é: deve haver ou não censura na internet?

Desenvolva suas idéias em um texto dissertativo, argumentando em defesa de sua posição”.